Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O processo de investigação social compõe o conjunto de práticas profissionais do assistente social e é essencial para o processo de aperfeiçoamento e valorização da ação desse profissional na construção de novas formas de relações sociais.
mostrar texto associado
No âmbito do serviço social, há um distanciamento entre as dimensões investigativa e interventiva, reflexo do distanciamento entre a teoria e prática, vivenciada tanto no processo de formação profissional quanto na ação do assistente social.
mostrar texto associado
A reestruturação dos processos de trabalho e das formas de gestão estabelece novas formas de organização do trabalho coletivo na produção de bens e prestação de serviços. No caso do serviço social, verifica-se uma ampla movimentação dos espaços ocupacionais do assistente social, que passa a executar funções que muitas vezes não são por ele reconhecidas como atribuições privativas.
mostrar texto associado
Os novos espaços ocupacionais decorrentes da estratégia neoliberal de desresponsabilização do Estado no atendimento às necessidades e direitos sociais têm se caracterizado pela crescente realização de trabalho voluntário, do qual o assistente social deve recusar-se a participar, tendo em vista o projeto social conservador subjacente.
mostrar texto associado
De forma a dar respostas às demandas da questão social brasileira, a Constituição Federal vigente amplia e conquista novos direitos sociais, diferentemente das Constituições anteriores, em que estes eram instituídos apenas como aspecto derivado e secundário do regime econômico.