Questões de Concurso
Filtrar
734 Questões de concurso encontradas
Página 136 de 147
Questões por página:
O messianismo se caracteriza por
"Os novos padrões de trabalho, pautados na introdução de novas tecnologias, implicam a máxima utilização da força de trabalho: cada trabalhador torna-se responsável pelo gerenciamento do seu trabalho e também um elo na integração cada vez maior na relação equipe/sistema. [...] O trabalhador deve ser capaz de analisar, tomar decisões, controlar situações inesperadas e, ao mesmo tempo, deve ter uma capacidade de comunicação e de trabalho coletivo, porque a natureza coletiva do trabalho e sua autonomia tornaram-se quase extrínsecos à organização do trabalho"
CESAR, M. J., in MOTA, A. E., org.: A nova fábrica de consensos. S. Paulo: Cortez, 1998, p. 138.
Tendo o texto como referência, analise as afirmativas a seguir.
I - A organização e o controle do trabalho mencionados no texto são típicas do pós-fordismo.
II - A gestão da força de trabalho, empregada nas condições explicitadas no texto, implica a consideração da subjetividade do trabalhador.
III - A cultura empresarial adequada a esse modo de gestão da força de trabalho foi antecipada pela administração taylorista.
Está correto o que se afirma em
Detectando as novas demandas postas aos assistentes sociais na contemporaneidade, uma profissional constatou o que segue.
"Um campo que merece destaque é o da gestão social pública ou gerência pública. A gestão de políticas sociais públicas abre-se a um conjunto de especializações profissionais como assistentes sociais, sociólogos, cientistas políticos, educadores etc., indicando a tendência de se sobrepor a qualificação ao diploma. Em outros termos, tende a ser a qualificação demonstrada em um mercado competitivo o que indica o melhor profissional para o exercício de funções requeridas e não o mero diploma".
IAMAMOTO, M. V., O Serviço Social na contemporaneidade. S. Paulo: Cortez, 1998, p. 125.
A partir desta verificação, é legítimo concluir que