Filtrar


Questões por página:
Paula (2014) afirma que: “por meio dos esforços teórico-políticos da intenção de ruptura constituímos na década de 1980 e consolidamos em 1990 um projeto ético-político profissional inspirado na tradição marxista, que configurou-se como direcionamento para todos os assistentes sociais identificados com os propósitos dessa vertente do Processo de Renovação. Estando esse projeto profissional articulado a um projeto societário que propõe a superação da ordem capitalista, fazem-se necessárias mediações entre a projeção, a meta, o objetivo e a realidade. Nesse sentido, o projeto ético-político consolidado no Serviço Social, nos anos de 1990, constitui-se em um importante instrumento orientador do exercício profissional que se quer crítico e comprometido com os usuários. No entanto, o projeto profissional em questão exigiu dos assistentes sociais a formulação de estratégias e táticas que pudessem estabelecer mediações entre os princípios defendidos por esse projeto e a realidade profissional vivenciada pela categoria. As estratégias são, portanto, mediações importantes que se colocam entre projeções e operacionalização das intenções. No entanto, elas necessitam, ainda, da construção de táticas que possam aproximá-las da realidade”. Nesse sentido, a partir do pensamento da autora, o que são as estratégias e as táticas respectivamente?

Behring e Santos (2009), ao analisarem as relações entre questão social e direitos, colocam em evidência três grandes desafios ao serviço social (no contexto de comemoração dos 30 anos do Congresso da Virada). Trata-se, segundo as autoras: “‘do entendimento sobre direito e sua relação com a totalidade da vida social; do vínculo entre as lutas pela realização dos direitos e as classes sociais; e do movimento teórico-ético e político no serviço social frente às formas e estratégias de luta que se destinam a reivindicar direitos’. E as autoras ainda perguntam: ‘Mas, afinal, que relações se estabelecem entre a questão social, os direitos e o Serviço Social?’”.

Para responder a essa questão Behring e Santos levantam alguns pontos considerados importantes; entre eles ressaltam:

“Uma interpretação da questão social como elemento constitutivo da relação entre _____________________ na linha adotada pelas diretrizes tem algumas implicações. Trata-se de imprimir _____________ a esse conceito, o que significa observar seus nexos causais, relacionados, como já foi dito, às formas de produção e reprodução sociais capitalistas no capitalismo, com seu metabolismo incessante, como nos chama a atenção Mészáros (2002). E o debate deve incorporar, necessariamente, _________________ presentes nas expressões e na constituição de formas de enfrentamento da _______________, ou seja, este conceito está impregnado de _____________, sem o que se pode recair no culto da técnica, numa política social de controle sobre os trabalhadores pobres, e não da viabilização de direitos.”

(Behring,2008.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o pensamento da autora acerca do tema.

Yasbek (2009), para uma abordagem do serviço social no processo de reprodução das relações sociais, afirma seu posicionamento de que “o significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade (...) É preciso ultrapassar a análise do serviço social em si mesmo...” Fazendo uma análise teórico-metodológica do serviço social no processo de reprodução das relações sociais, Yasbek ressalta que “um conceito (‘que se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais’) é fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista”. Baseado no pensamento da autora sobre desvendar o significado da profissão, a que conceito ela se refere ao tratar da profissão na sociedade capitalista?
Guerra (2009), ao discutir a formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, ressalta que, desde a década de 1990, tal formação “dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional (...) Este perfil de profissional, entre outras exigências, determina a necessidade de um sólido referencial teórico-metodológico, que permita um rigoroso tratamento crítico-analítico, um conjunto de valores e princípios sociocêntricos adequados ao ethos do trabalho e um acervo técnico-instrumental que sirva de referência estratégica para a ação profissional...” Ao tratar do tema, a autora ressalta que um elemento assume papel “decisivo” na conquista de um estatuto acadêmico, que alia formação com capacitação como condições para uma qualificada intervenção e ampliação do patrimônio intelectual da profissão. Que elemento é esse?