Filtrar


Questões por página:

Segundo Marx, o modo de produção capitalista, ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação, na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste.

Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre

Assiste-se, na última quadra do século XX, em razão de processos econômicos, políticos e sociais variados, a ascensão da hegemonia neoliberal.

Com relação à questão social não é objetivo central do ideário neoliberal:

Ana Maria de Vasconcelos, na sua pesquisa, demonstra que os assistentes sociais, com frequência, declaram que a precarização do trabalho e dos direitos sociais desmobiliza a ação profissional.

Considerando as tarefas que o projeto de democracia de massa na saúde e na seguridade social requisita, o paradoxo dessa declaração encontra-se

A direção de uma unidade hospitalar convoca o Serviço Social para realizar campanha educativa sobre a importância da doação de sangue, com vistas a cumprir acordo firmado com unidade de referência na rede do SUS.

Qual o argumento para o profissional recusar esta convocação?

No debate em curso sobre o Projeto Fundação Estatal de Direito Privado, Sara Granemann o considera como “um projeto que ao reduzir a ação do Estado para o trabalho o amplia como horizonte de atuação do capital”.

(Políticas de Saúde na Atual Conjuntura,2007, p.46-47)


De acordo com esta avaliação, as inferências da autora sobre a condição dos trabalhadores são que