Filtrar


Questões por página:
Os modelos atômicos servem para entendermos a estrutura e o comportamento de um átomo. Os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em 450 a.C foram os primeiros a refletirem sobre a unidade fundamental presentes na matéria. Eles tinham a concepção de que toda a matéria era formada por átomos, partículas indivisíveis (“a” não e “tomos” partes). Atualmente sabemos que o átomo é divisível devido aos estudos científicos comprovados com o auxílio da tecnologia e de pesquisas elaboradas ao longo dos anos, por muitos cientistas. Leia atentamente as afirmativas sobre as diferentes características dos modelos atômicos, a seguir.
I. O átomo era uma esfera não maciça, contendo carga elétrica positiva e negativa distribuídas em harmonia. O átomo teria carga elétrica total nula. II. O átomo não seria maciço como proposto por estudos anteriores. Seria descontínuo, nucleado e composto por duas regiões (O núcleo e a eletrosfera). III. O átomo era uma partícula minúscula, maciça, esférica e indivisível, não podendo ser criado nem destruído. IV. As órbitas elípticas indicaram um segundo número quântico (número quântico secundário), explicando como os espectros de emissão de luz apresentavam o fenômeno de linhas múltiplas nas raias espectrais. V. Os elétrons não giram aleatoriamente ao redor do núcleo, mas se movimentam ao redor do núcleo, em órbitas circulares determinadas. E cada órbita circular de elétrons apresentava um nível de energia definida e constante.
( ) Modelo de Dalton; ( ) Modelo de Thomson; ( ) Modelo de Rutherford; ( ) Modelo de Bohr; ( ) Modelo de Sommerfeld.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta que associa os modelos atômicos aos seus respectivos responsáveis
O gás oxigênio (O2) é essencial para a manutenção da vida humana. Atualmente, devido à pandemia de COVID-19, tornou-se mais relevante nos diversos ambientes de saúde, como hospitais, clínicas, ambulâncias e até mesmo em residências. Seus usos vão desde anestesias, reanimações cardiorrespiratórias até terapias profiláticas ou curativas para diversos tipos de doenças. É usado também para administração de medicamentos através de inalação/nebulização.
Adaptado. Oxigênio Hospitalar (mixandi.com.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Considere a seguinte situação hipotética. Temos em um hospital, um cilindro contendo gás oxigênio hospitalar com volume de 15 m3, mantido à temperatura de -23 ℃ e à pressão de 25 atm. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade, em mols, e a massa, em quilogramas (Kg), de O2 que estão contidas neste cilindro. Considere o O2 um gás ideal. Dados: R = 0,082 atm.L.K-1 .mol-1 ; M.M do gás O2 (g/mol) = 32.
Um dos métodos de identificação de cátions metálicos em análise química é o teste de chama que consiste em introduzirmos uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de Bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida, pois quando um material é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada por meio de sua cor. Um exemplo deste fenômeno é o cátion sódio (Na+ ) presente no cloreto de sódio ou sal de cozinha que ao ser aquecido emite uma coloração amarela intensa. Este fenômeno de absorção e emissão de radiação está relacionado o modelo atômico de:

No que concerne à classificação periódica dos elementos e às ligações químicas, julgue o item.


A ligação covalente consiste em um par de elétrons entre dois átomos. Nessa ligação, a nuvem eletrônica do par de elétrons é aproximada de um dos átomos ligados (por causa das diferentes tendências de ganhar e perder elétrons), ocorrendo a transferência total de pelo menos um dos elétrons envolvidos na ligação e balanceando‐se as forças atrativas e repulsivas.

No que concerne à classificação periódica dos elementos e às ligações químicas, julgue o item.


Na ligação iônica, as forças eletrostáticas atraem os íons de cargas opostas (cátions e ânions). Uma amostra de NaCℓ sólido consiste em íons Na+ e Cℓ, ordenados em três dimensões, onde cada íon Na+ tem seis íons Cℓ como vizinhos mais próximos e, da mesma forma, a vizinhança mais próxima de cada Cℓ consiste em seis íons Na+ .