Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta como são chamados os compostos químicos, dos quais os sais ferrosos são um exemplo, que, ao serem lançados em mares, rios e lagos, são facilmente combinados com o oxigênio dissolvido, diminuindo as taxas de oxigênio livre. Essas reações entre agentes químicos e o oxigênio dissolvido são muito utilizadas em laboratório para determinar a chamada DQO (Demanda Química de Oxigênio), que representa a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica de uma amostra.
O avanço da tecnologia nos levou a tecnologias como o LED (diodos emissores de luz) ou laser. Esses esforços foram conseguidos graças ao aperfeiçoamento dos modelos atômicos, principalmente ao modelo atômico oriundo da mecânica quântica. Porém, mesmo distante em suas concepções, os modelos atômicos de Bohr e o modelo quântico possuem semelhanças. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I. Em ambos os modelos, os elétrons encontram-se em órbitas circulares, em um raio fixo. II. Ambos os modelos, os elétrons são vistos como ondas, ao invés de partículas. III. Em ambos os modelos, a energia de um elétron é quantizada, ou seja, ele pode receber ou emitir determinados valores "permitidos". IV. No modelo de Bohr, o elétron é visto como partícula, no modelo quântico, como onda. V. A energia dos elétrons e suas posições nos orbitais podem ser descritas com a equação de onda Schrödinger.
Estão corretas as afirmativas:
Na história da ciência, o estudo dos átomos foi deduzido passo a passo a partir do entendimento que havia um elétron, de carga negativa orbitando um núcleo positivo. Em sua contribuição para o modelo atômico, Bohr sugeriu que os elétrons estavam contidos em órbitas estáveis. Assinale a alternativa que apresenta a asserção correta.
Em um experimento à temperatura constante, duas situações foram testadas ao mesmo tempo. Um gás A, que estava em um container de 750 ml e uma pressão de 1000 Torr foi transferido para um recipiente de 5 l. Um gás B com um volume inicial de 0,7 l a 600 Pa foi comprimido a 200 ml. Sabe-se que a massa molar do gás A é 76 g/mol e do gás B é 132 g/mol e as constantes universais dos gases é 62,3637 L.Torr.K-1 .mol-1 e 8,314462 m3.Pa.K-1.mol-1.
Considerando essa situação, assinale a alternativa que contenha as pressões finais dos dois gases corretas.
O século XX nos trouxe grandes descobertas sobre o conhecimento atômico. Neste período, foram criadas bombas atômicas. Foi também neste século que através da energia nuclear foi gerada a eletricidade e ainda, nesta época, foi estruturado um modelo de átomo que ainda é a base da teoria atômica moderna. Sem dúvida, quanto mais o homem avança no conhecimento do mundo subatômico, mais o avanço tecnológico se torna uma realidade. Historicamente, porém, até chegarmos ao que hoje conhecemos por modelo atômico atual, muitos estudos e pesquisas foram realizados ao longo de séculos. Foi, no entanto, no final do século XIX, que alguns experimentos contribuíram de forma significativa para a evolução do modelo atômico. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O físico inglês J. J. Thomson, em 1887, mostrou que as partículas em raio catódico são carregadas negativamente e ele provou esta afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tudo de Crookes. Segundo suas pesquisas, a direção do desvio para a placa carregada positivamente, mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa.
II. Segundo os pesquisadores dos modelos atômicos, foi no ano de 1908, que Robert Millikan, um físico americano realizou, um clássico experimento, que foi capaz de determinar a magnitude da carga negativa do elétron. Millikan acreditava que os raios x chocavam-se com os elétrons das moléculas do ar que circundavam as gotículas de óleo e que as gotículas poderiam captar estes elétrons. Através de seus experimentos, Milikan foi assim capaz de mostrar que todos os elétrons são idênticos, isto é, todos têm a mesma massa e carga.
III. Embora para a maioria dos cientistas da época o fato do átomo ser constituído por uma parte carregada positivamente e por alguns elétrons, em 1890, isto ainda não era totalmente claro. Em 1898, que J. J. Thomson sugeriu que um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estão incrustados. Segundo ele, isto levaria a uma impossível remoção de elétrons dos átomos.
Estão corretas as afirmativas: