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Disciplina:
Química
“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
Disciplina:
Química
“A outra escola de pensamento defendia o método do peso equivalente. Este media o peso de um elemento segundo a quantidade relativa que reagia quimicamente com uma única quantidade de hidrogênio, ou um equivalente calculável.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
Disciplina:
Química
“Aceitando a ideia de Boyle de que gases consistem de partículas minúsculas, [Dalton] logo descobriu uma propriedade fundamental dos gases, até hoje conhecida como Lei de Dalton.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.
Disciplina:
Química
Os pontos de ebulição de 1-propanol e metoxietano são, respectivamente,97°C e 4,7°C.
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Química
Bohr desenvolveu seu modelo atômico adotando duas premissas:
1. A quantização do momento angular.2. O equilíbrio mecânico atingido pela igualdade dos módulos das forças elétrica (de atração do elétron ao núcleo) e centrípeta (do movimento circular do elétron em torno do núcleo).
Dessa forma, ele desenvolveu uma expressão para a energia que depende de um número quântico, n, que indica o nível de energia eletrônica e determina o raio.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o raio do movimento circular do elétron em torno do núcleo de hidrogênio no estado fundamental. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso a diferença de energia entre dois níveis eletrônicos do átomo de hidrogênio. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o comprimento de onda associado a excitações eletrônicas em átomos de qualquer número atômico.
As afirmativas são, respectivamente,
1. A quantização do momento angular.2. O equilíbrio mecânico atingido pela igualdade dos módulos das forças elétrica (de atração do elétron ao núcleo) e centrípeta (do movimento circular do elétron em torno do núcleo).
Dessa forma, ele desenvolveu uma expressão para a energia que depende de um número quântico, n, que indica o nível de energia eletrônica e determina o raio.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o raio do movimento circular do elétron em torno do núcleo de hidrogênio no estado fundamental. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso a diferença de energia entre dois níveis eletrônicos do átomo de hidrogênio. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o comprimento de onda associado a excitações eletrônicas em átomos de qualquer número atômico.
As afirmativas são, respectivamente,