Questões de Concurso
Filtrar
324 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 65
Questões por página:
Questões por página:
A tabela periódica fornece os valores das massas atômicas dos elementos expressos em u. De posse desses valores e da fórmula molecular, pode-se calcular facilmente a massa molar das substâncias; basta, para isso, multiplicar o índice de cada elemento na fórmula pela sua respectiva massa atômica, em seguida somar os valores encontrados e expressá-los em g/mol. Dadas as massas atômicas: H = 1, C = 12, O = 16 e N = 14, qual substância apresenta maior massa molar?
A administração controlada de carbonato de lítio por médicos especializados tem sido empregada no tratamento de psicose maníaco-depressiva . Aparentemente, o lítio interfere em alguns mecanismos biológicos nos quais o íon magnésio estaria envolvido, mas sua função específica no cérebro ainda é desconhecida. Com relação ao lítio, é correto classificá-lo como:
O movimento do elétron ao redor do núcleo foi descrito por Erwin Schrodinger por meio de uma equação matemática que relaciona a natureza corpuscular, a energia, a carga e a massa do elétron. As soluções matemáticas para essa equação são denominadas:
Baseando-se em trabalhos realizados por Planck e Einstein, De Broglie propôs que o elétron apresenta um comportamento dual, isto é, partícula-onda. Heisenberg demonstrou, usando os conceitos quânticos, que é impossível de terminar simultaneamente, com absoluta precisão, a velocidade e a posição de um elétron em um átomo. De acordo com esse princípio, não se pode dizer que existe uma órbita definida para o elétron. O mais adequado é considerar que existam regiões denominadas:
Os isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massas, pois apresentam números de nêutrons diferentes. Além do número atômico e de elétrons, os isótopos apresentam iguais: