Filtrar


Questões por página:
A análise de uma determinada substância indicou tratar-se de um composto binário formado entre o metal alcalino-terroso do terceiro período da tabela periódica e o ametal de menor raio atômico do grupo 17 da tabela periódica.
A fórmula química desse composto corresponde a:
Quando se coloca uma cenoura para cozinhar, espera-se que ocorra uma transformação:
No estudo da cinética química, frequentemente mecanismos de reação propostos precisam ser verificados contra dados experimentais. Nessa abordagem, antes de determinar a lei de velocidade total, é conveniente descrever as reações elementares de cada etapa do mecanismo proposto. Suponha a seguinte reação elementar fictícia:
A + A -> C + D
A molecularidade dessa reação é:
Considere que uma mistura gasosa real contendo as seguintes proporções mássicas: 44% de dióxido de carbono e 56 % de nitrogênio, seja mantida em um recipiente fechado e isolado. Quando a pressão total da mistura gasosa é 6 atm, a pressão parcial de cada gás é: (Dados: massa atômica do N = 14 u, massa atômica do O = 16u, massa atômica do C = 12 u)
Consideremos os quatro postulados para a teoria cinética dos gases. São eles:
- O gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. - Cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética. - Todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contém o gás são perfeitamente elásticas. A energia cinética total se conserva, mas a velocidade de cada molécula pode mudar. - As moléculas são infinitamente pequenas. A maior parte do volume ocupado por um gás é espaço vazio.
Seguindo estes quatro postulados, Boltzmann e Maxwell mostraram a relação entre a energia cinética média do total de moléculas de um gás ideal e sua temperatura conforme a expressão:
PV = 2/3 N { ½ m[v 2 ]} ½ m[v 2 ] = 3/2 kT Onde: N = número de moléculas; k (constante de Boltzmann) = 1,38.10 -23 J/K; T = temperatura absoluta (Kelvin)
Considere que o gás seja ideal, mantido em um recipiente isolado e fechado hermeticamente, e assinale a alternativa correta de acordo com a teoria cinética dos gases.