Filtrar


Questões por página:
Em relação ao estudo dos átomos, analisar os itens abaixo:

I - Os átomos de um mesmo elemento químico não precisam apresentar o número de nêutrons em comum.
II - Para que um átomo neutro do elemento químico Ferro transforme-se no íon Fe2+, ele deve perder 2 elétrons.
III - O Diagrama de Pauling apresenta a posição dos elétrons na eletrosfera.

Está(ão) CORRETO(S):

O suor humano apresenta quantidades razoáveis de cloreto de sódio. Há, também, traços de ácido lático, entre outras substâncias. Quando tocamos algum objeto, deixamos nele nossas impressões digitais, que são impregnadas de suor e, portanto, impregnadas de cloreto de sódio. Para visualizar essas impressões, uma das maneiras é borrifar uma solução de nitrato de prata nos objetos analisados. Isso leva à formação de precipitado de cloreto de prata (reação I) que, por posterior fotólise, leva à formação de prata metálica, que revela as linhas da impressão digital na form a de um sólido de cor prateada (reação II). Observe as reações abaixo:

I: NaCl(s) + AgNO3(aq) → NaNO3(aq) + AgCl(s)

II: 2AgCl(s) → 2 Ag(s) + Cl2(g)

As reações apresentadas são classificadas, respectivamente, como:

A tabela periódica fornece os valores das massas atômicas dos elementos expressos em u. De posse desses valores e da fórmula molecular, pode-se calcular facilmente a massa molar das substâncias; basta, para isso, multiplicar o índice de cada elemento na fórmula pela sua respectiva massa atômica, em seguida somar os valores encontrados e expressá-los em g/mol. Dadas as massas atômicas: H = 1, C = 12, O = 16 e N = 14, qual substância apresenta maior massa molar?
A administração controlada de carbonato de lítio por médicos especializados tem sido empregada no tratamento de psicose maníaco-depressiva . Aparentemente, o lítio interfere em alguns mecanismos biológicos nos quais o íon magnésio estaria envolvido, mas sua função específica no cérebro ainda é desconhecida. Com relação ao lítio, é correto classificá-lo como:
O movimento do elétron ao redor do núcleo foi descrito por Erwin Schrodinger por meio de uma equação matemática que relaciona a natureza corpuscular, a energia, a carga e a massa do elétron. As soluções matemáticas para essa equação são denominadas: