Filtrar


Questões por página:
Uma suspensão usada como contraste radiológico, à base de sulfato de bário, foi contaminada acidentalmente com carbonato de bário, o que pode causar sérios problemas, pois o carbonato se dissolve no ácido do estômago e os íons bário são extremamente tóxicos, podendo levar os pacientes à morte, dependendo de sua concentração na corrente sanguínea. Para determinar o percentual de carbonato, foram analisados 5,0 g de amostra sólida, constituída de sulfato e carbonato de bário. Após a reação do sólido com uma solução aquosa de ácido clorídrico, veri?cou-se a formação de um gás, que ocupa um volume de 125 mL, a 27°C e 1atm de pressão. Considerando o gás como ideal, o percentual de carbonato de bário na amostra analisada é aproximadamente igual a:

Dados: massas molares (g.mol -1 ), Ba=137, C=12, O=16, S=32
A energia reticular é de?nida como a energia necessária para dissociar completamente um mol de um composto iônico sólido em seus íons no estado gasoso. A magnitude da energia reticular depende das cargas e dos raios dos íons, dentre outros fatores. Considere os compostos iônicos mostrados a seguir:

I – NaCl II – KBr III – MgCl 2 IV – AlCl 3 V – LiF
Um dos experimentos mais realizados em aulas de laboratório de química para alunos do ensino médio é descrito a seguir.

Em um erlenmeyer é feita a combustão do enxofre; ao produto dessa reação, adiciona-se água e obtém-se uma substância A, que torna vermelho o papel azul de tornassol. Em outro erlenmeyer, faz-se a combustão do magnésio, adiciona-se água e obtém-se uma substância B, que torna azul o papel vermelho de tornassol. Em seguida, promove-se a reação entre A e B, formando uma substância C, em meio aquoso.

O nome da substância C é:
O álcool benzílico (ou fenilmetanol) é um álcool aromático líquido. É utilizado como componente de fragrâncias e aromas, como preservante para produtos oftálmicos, injetáveis e orais, sendo também usado como solvente e como um produto químico intermediário para reações orgânicas. A reação do álcool benzílico com uma solução aquosa básica de permanganato de potássio produz um composto A que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico B, também de aplicação industrial, cujo nome é:
Ernest Rutherford (1871-1937) foi quem descobriu que, se um núcleo radioativo se desintegra emitindo uma partícula α ou β, o núcleo resultante é, em regra, também radioativo e, mais cedo ou mais tarde, acaba expulsando alguma partícula para converter- se em outro núcleo, e assim por diante, até terminar num núcleo estável, isto é, não radioativo. Considere o nuclídeo urânio-238 que, após uma série de emissões, transforma-se no chumbo-206. A quantidade de partículas alfa e beta emitidas nesta série radioativa é, respectivamente, igual a: