Filtrar


Questões por página:

A reação química em um bastão de luz ou pulseiras, em geral, envolve várias etapas diferentes. Um bastão de luz comercial é feito de uma solução de peróxido de hidrogênio e de uma solução contendo éster de fenil oxalato e um corante fluorescente. Acompanhe a sequência de acontecimentos quando as duas soluções são combinadas:

Considere as afirmativas abaixo:

I - O peróxido de hidrogênio oxida o éster de fenil oxalato, resultando em uma substância química chamada fenol e um éster de peroxiácido instável.

II - O composto de peróxi-cíclico se decompõe em dióxido de carbono; essa decomposição libera energia para o corante.

III - Os prótons dos átomos do corante migram para um nível mais alto, e depois retornam liberando energia na forma de luz.

ão CORRETOS:

A reação de Sabatier envolve a reação do hidrogênio com o dióxido de carbono em temperaturas e em pressões elevadas na presença de um catalisador de níquel, cujo resultado final é metano e água. A reação de Sabatier é descrita pela seguinte equação: CO2 (g) + 4 H2 (g) CH4 (g) + 2 H2O(l)
Esta reação, descoberta pelo químico francês Paul Sabatier, tem sido estudada para remover CO2 de atmosferas artificiais como em espaçonaves. Considerando que um indivíduo libere para o ambiente 0,6 kg de dióxido de carbono por dia, e que 80% desse gás será removido pelo processo de Sabatier, a massa de metano produzida por dia é de Dados: Massas Molares: H = 1g.mol-1 C = 12g.mol-1 O=16g.mol-1
A diferença entre a eletronegatividade dos átomos envolvidos em uma ligação química pode ser útil para classificar a natureza de uma ligação. O gráfico a seguir apresenta valores das eletronegatividades de metais alcalinos e seus respectivos números atômicos.

De acordo com os dados apresentados, o metal alcalino que estabelecerá com o flúor a ligação química de maior caráter iônico será o
“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.” Esse conceito de átomo é atribuído a
Em um laboratório foi montada uma aparelhagem para recolhimento do gás oxigênio produzido na reação de decomposição do clorato de potássio, como ilustra a figura a seguir.


A reação observada pode ser representada pela equação: 2 KClO3 → 2 KCl + 3 O2 Uma amostra de clorato de potássio foi parcialmente decomposta sendo a pressão do gás recolhido de 0,8 atm e seu volume de 180 mL na temperatura de 27ºC. Considerando o comportamento ideal do gás, a massa de clorato de potássio que sofreu decomposição foi de, aproximadamente, Dados: Massa Molar: KClO3 = 122,5 g.mol-1 Constante real dos gases R= 0,082atm.L.mol-1 .K-1