Questões de Concurso
Filtrar
346 Questões de concurso encontradas
Página 44 de 70
Questões por página:
Questões por página:
O álcool benzílico (ou fenilmetanol) é um álcool aromático líquido. É utilizado como componente de fragrâncias e aromas, como preservante para produtos oftálmicos, injetáveis e orais, sendo também usado como solvente e como um produto químico intermediário para reações orgânicas. A reação do álcool benzílico com uma solução aquosa básica de permanganato de potássio produz um composto A que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico B, também de aplicação industrial, cujo nome é:
Ernest Rutherford (1871-1937) foi quem descobriu que, se um núcleo radioativo se desintegra emitindo uma partícula α ou β, o núcleo resultante é, em regra, também radioativo e, mais cedo ou mais tarde, acaba expulsando alguma partícula para converter- se em outro núcleo, e assim por diante, até terminar num núcleo estável, isto é, não radioativo. Considere o nuclídeo urânio-238 que, após uma série de emissões, transforma-se no chumbo-206. A quantidade de partículas alfa e beta emitidas nesta série radioativa é, respectivamente, igual a:
A possibilidade de estabelecimento de ligação entre dois átomos pode ser de?nida em termos de um parâmetro denominado ordem de ligação (O.L), que pode ser determinada a partir do número de elétrons em orbitais ligantes e antiligantes em diagramas de energia dos orbitais, usando-se a Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM). Considerando o parâmetro acima citado, a associação correta entre a molécula e sua ordem de ligação está presente em:
Clorobenzeno (C6 H5 Cl) e bromobenzeno (C6 H5 Br) formam soluções ideais. A 100°C, a pressão de vapor do bromobenzeno é de 137 mmHg e a do clorobenzeno é de 285 mmHg. Considere uma solução contendo 30,0% em massa de bromobenzeno em clorobenzeno a esta temperatura. A pressão de vapor da solução, em mmHg, é aproximadamente igual a:
Dados: massas molares (g.mol -1 ),
H=1, C=12, Cl=35,5, Br=80
Dados: massas molares (g.mol -1 ),
H=1, C=12, Cl=35,5, Br=80
Uma amostra de alumínio metálico de massa 21,6 g é completamente dissolvida em solução aquosa de ácido clorídrico e o gás liberado na reação é coletado e colocado em um balão de 25 L, onde a pressão era de 3,0 atm. Em seguida, o gás é aquecido até 127°C. Considerando o gás como ideal, a pressão dentro do balão, em atm, após ser alcançada a temperatura, é aproximadamente igual a:
Dado: massa molar do Al =27g.mol -1
Dado: massa molar do Al =27g.mol -1