Filtrar


Questões por página:
Sobre a tabela periódica, em particular sobre energia de ionização, considere as afirmações a seguir: I. A primeira energia de ionização é maior para os elementos próximos do hélio e menor para os próximos do césio. II. A segunda energia de ionização é maior do que a primeira energia de ionização do mesmo elemento. III. Os metais são encontrados à esquerda da tabela periódica porque esses elementos têm baixa energia de ionização e podem perder elétrons facilmente. IV. Elementos com energias de ionização altas não devem formar cátions facilmente ou conduzir eletricidade. V. A energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo na fase gás. De certo modo ela é de fundamental importância para entender como as ligações químicas são formadas e, portanto, sobre as propriedades físicas das moléculas.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a tabela periódica, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I. A tabela periódica pode ser usada na previsão de muitas propriedades, muitas das quais cruciais para a compreensão dos materiais e das ligações químicas, e para a organização dos elementos de acordo com essas propriedades. II. Incluem-se como algumas das propriedades periódicas o raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica. III. Os blocos da tabela periódica são nomeados segundo o último orbital que é ocupado de acordo com o princípio da construção. Os períodos são numerados de acordo com o número quântico principal da camada de valência. IV. A tabela periódica foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades químicas dos elementos, de forma empírica. V. Os elementos do bloco f têm propriedades químicas muito semelhantes, porque sua configuração eletrônica difere somente na população dos orbitais f internos e estes elétrons participam pouco da formação de ligação.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a teoria atômica, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta: I. Dalton chegou à conclusão da existência de átomos com base em observações químicas macroscópicas e não teve evidências diretas da existência de átomos. II. Os experimentos de Thomson sobre o comportamento dos raios catódicos em campos magnéticos e elétricos proporcionaram a descoberta dos elétrons e permitiram que sua razão carga-massa fosse medida. III. Os estudos de Rutherford mostraram que o átomo tinha um núcleo denso, carregado positivamente. IV. De Broglie, Heisenberg, Born, Bohr e Planck foram cientistas que colaboraram para a teoria quântica moderna. V. A dualidade onda-partícula, o princípio da incerteza, as funções de onda, a equação de Schrödinger, o princípio da exclusão de Pauli são contribuições recentes para a teoria atômica.
Assinale a alternativa correta:

Considere a tabela abaixo para responder a questão 38.

Massas atômicas (u): C = 12,01, O = 16,00, H = 1,01

Analise as seguintes afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:

I. Um tanque de oxigênio armazenado fora de um edifício tem uma pressão de 20,00 atm às 6:00 h da manhã, quando a temperatura está em torno de 10°C. A pressão no tanque às 18:00 h quando a temperatura chega a 30°C é 21,41 atm.

II. Um motor de automóvel mal ajustado pode liberar, em marcha lenta, até 1,00 mol de monóxido de carbono por minuto. A 27°C, o volume desse gás, a 1 atm de pressão que pode ser liberado por minuto é 24,61 L.

III. O óleo produzido a partir de folhas de eucalipto contém o composto volátil eucaliptol. Esse composto tem densidade 0,320 g L-1 a 190°C e 60,0 mmHg. A massa molar do eucaliptol gasoso é 153,89 g mol-1.

IV. O volume de gás carbônico (a 25°C e 1 atm) necessário para que uma planta produza 1,00 g de glicose (C6H12O6) por fotossíntese é 815 mL.

V. A composição do ar seco, em volume, é: 78% de nitrogênio,21% de oxigênio e 1% de argônio. As pressões parciais desses gases no ar a uma pressão atmosférica de 1 atm são respectivamente, p(N2) = 0,78 atm, p(O2) = 0,21 atm e p(Ar) = 0,01 atm.

Assinale a alternativa correta:

Um dos processos químicos industriais mais importantes que existem é a produção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio. Este processo ocorre a altas temperaturas e pressões (>450ºC e 200 atm) e pode ser representado pela seguinte reação: N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g). Calcule a quantidade (em gramas) de N2 necessário para conseguir 5,0 mol de NH3 e a quantidade (em mol) de NH3 obtido a partir de 2,0 mol H2 . Dados: 1 mol de N = 14 g,1 mol de H = 1 g.

Assinale a alternativa que possui ambas respostas corretas.