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Disciplina:
Química
“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
Disciplina:
Química
“A outra escola de pensamento defendia o método do peso equivalente. Este media o peso de um elemento segundo a quantidade relativa que reagia quimicamente com uma única quantidade de hidrogênio, ou um equivalente calculável.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque
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O exame residuográfico analisa vestígios de elementos químicos provenientes do disparo de armas de fogo. A detecção de elementos como Pb, Ba e Sb costuma ser evidência de um resíduo oriundo de disparo recente.
Sobre esses três elementos, avalie as seguintes afirmações:
I. Bário é um metal alcalino terroso.
II. Antimônio é o que possui maior raio atômico.
III. Chumbo possui quatro elétrons na sua camada de valência.
Está correto apenas o que se afirma em
Sobre esses três elementos, avalie as seguintes afirmações:
I. Bário é um metal alcalino terroso.
II. Antimônio é o que possui maior raio atômico.
III. Chumbo possui quatro elétrons na sua camada de valência.
Está correto apenas o que se afirma em
Apesar de ser conhecida a mais de 12 séculos, ainda atualmente a pólvora tem grande aplicação por seu efeito explosivo, em especial na indústria de armamentos. A pólvora é uma mistura de salitre (KNO3), carvão (c) e enxofre (S), com percentuais em massa de 75%,15% e 10%, respectivamente. Sob calor ou pressão, a seguinte reação ocorre com a pólvora:
A expansão dos gases gerados nessa reação causa o efeito explosivo da pólvora. Considere uma munição com 10,10 g de pólvora reagindo de acordo com a equação acima, porém com somente 60% do salitre presente sofrendo essa reação. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de mols de gases gerados no disparo dessa munição?
MM (K=39 g/mol; N=14 g/mol; O=16 g/mol; C=12 g/mol; S=32 g/mol)
A expansão dos gases gerados nessa reação causa o efeito explosivo da pólvora. Considere uma munição com 10,10 g de pólvora reagindo de acordo com a equação acima, porém com somente 60% do salitre presente sofrendo essa reação. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de mols de gases gerados no disparo dessa munição?
MM (K=39 g/mol; N=14 g/mol; O=16 g/mol; C=12 g/mol; S=32 g/mol)
O átomo de magnésio (Mg) possui massa atômica de 24 u.a (unidades atômicas) e número de prótons igual a 12. Calcule o número de nêutrons e número de elétrons contidos no átomo de Mg, calcule o número de prótons e o número de elétrons do cátions formado pelo Mg. A seguir assinale a alternativa que contenha respectivamente os números apresentados.