Filtrar


Questões por página:
Considere uma linha de transmissão trifásica de 138 kV e potência de 200 MVA. Escolhendo como valores-base a sua tensão nominal e a potência apresentados anteriormente, mediu-se a tensão em uma barra do sistema, cujo resultado, em valor por unidade, foi de 0,978 pu. Nesse caso, o valor da tensão real, em kV, vale, aproximadamente,
Questão Anulada

O custo de produção de uma usina termelétrica, em R$/hora, pode ser calculada pela seguinte função:

 

c(Pg) = 750 +500 x Pg +20 x P2g

 

Onde Pg é a geração da usina termelétrica dada em MW.

 

Supondo que esta usina supre totalmente uma carga de 100 MW e desprezando-se as perdas na linha de transmissão que conecta a usina à carga, pode-se afirmar que o valor do custo total de operação e do custo marginal de operação da referida usina termelétrica serão, respectivamente:

Seja uma linha de transmissão ideal de 300 kV, com comprimento elétrico equivalente ɵ = π/3 radianos e impedância característica Zc = 300 Ω. Suponha a linha em vazio e energizada por uma fonte ideal de 300 kV, entre fases. Para que a tensão em vazio seja igual à tensão nominal da linha, a potência reativa trifásica, em Mvar, dos reatores a serem instalados em cada extremidade é:
Um sistema de energia elétrica é composto por três barras, barras 1,2, e 3, interligadas entre si, por linhas de transmissão idênticas de admitância série 0,25 – j1,5 pu e susceptância capacitiva em cada extremidade da linha de j0,2 pu. O elemento Y33 da matriz admitância nodal, em pu, é:

Para um trecho de linha de transmissão de 100 km, cuja impedância em série própria é igual a (0,015+j0,040)Ω/km e que a impedância mútua entre as fases é de (j0,010)Ω/km, é correto afirmar que as impedâncias em série total e de sequência inversa, respectivamente são, em ohms: