Filtrar


Questões por página:

No que concerne à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Transtorno de ansiedade social e mutismo seletivo são diagnósticos excludentes.

Referente a psicopatologia, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa correspondente.
I- O ataque de pânico consiste como uma sensação abrupta de intenso medo, ou desconforto agudo, acompanhado de sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. II- O conceito de normalidade, conhecido como processo, é baseado em aspectos funcionais e ao produzir sofrimento para o indivíduo, ou para seu grupo social, é considerado um fenômeno patológico. III- O indivíduo que, sem fundadas razões, se sente inexplicável, continuamente tenso e preocupado, possui transtorno de ansiedade generalizada. IV- A depressão tornou-se ao longo dos últimos anos, um grande problema de saúde em todo mundo, incapacitando um número cada vez maior de pessoas adultas e idosas, excluindo-se as crianças, em razão da baixa percepção da realidade.
Estão corretas:
Os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais 5 para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) buscaram esclarecer a fronteira entre esse transtorno e a preocupação normal. De acordo com esses critérios, o diagnóstico da TAG requer
“Trata-se de um estado de humor deprimido que causa uma tristeza profunda e falta de vontade de realizar as tarefas do dia a dia – dependendo da intensidade, a pessoa não consegue nem tomar banho ou até mesmo sair da cama. Pode trazer sintomas como emagrecimento ou ganho de peso, irritabilidade, insônia e dificuldade de se concentrar.
O transtorno mental apresentado é:

Nos transtornos obsessivo-compulsivos, as obsessões são