Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A investigação das bases neurobiológicas dos transtornos da personalidade (TP) tem encontrado resultados promissores para a compreensão desses transtornos, e, sobretudo, contribuído para a diminuição do estigma e da crença de que os TPs são imutáveis. Com os avanços nos estudos dessa área, é possível apontar quatro grandes dimensões psicológicas que se associam a algum TP específico: desregulação afetiva ou instabilidade, impulsividade / agressividade, desorganização cognitiva e ansiedade.
mostrar texto associado
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está enquadrado pela apresentação de aspectos dramáticos, emotivos ou erráticos. Trata-se de um transtorno que costuma afetar uma em cada 20 meninas entre 13 e 18 anos (início da puberdade), quando começam a se manifestar os sintomas. Para tratar desse transtorno no âmbito terapêutico, existem estudos que apontam a Terapia Comportamental Dialética (TCD) como uma das abordagens mais eficientes no tratamento do TPB, pois essa abordagem acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim deve ser ajudada a se perceber como responsável por suas escolhas e como protagonista de sua vida.
“É uma psicose que se caracteriza por um delírio mais ou menos sistematizado, articulado sobre um ou vários temas. Não existe deterioração da capacidade intelectual. Aqui se incluem os delírios de perseguição, de grandeza.” (BOCK, 1999:352) Marque a alternativa que representa o tipo de psicose descrita acima.
Transtorno de personalidade caracterizado por instabilidade emocional, associada à impulsividade, insegurança e relações sociais problemáticas, além de não tolerarem ficar sozinhos, podendo sentir medo intenso ou raiva quando se sentem abandonados ou negligenciados alude ao transtorno de personalidade:

O sociólogo Émile Durkheim considera que o suicídio anômico se deve