Filtrar


Questões por página:
O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um transtorno de humor que se manifesta através de episódios alternados de depressão, mania ou hipomania. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma característica diagnóstica do transtorno afetivo bipolar (TAB) tipo II?
O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo cerca de 11,5 milhões de brasileiros. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente um dos desafios na gestão do TDM?
Referente a psicopatologia, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa correspondente.
I- O ataque de pânico consiste como uma sensação abrupta de intenso medo, ou desconforto agudo, acompanhado de sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. II- O conceito de normalidade, conhecido como processo, é baseado em aspectos funcionais e ao produzir sofrimento para o indivíduo, ou para seu grupo social, é considerado um fenômeno patológico. III- O indivíduo que, sem fundadas razões, se sente inexplicável, continuamente tenso e preocupado, possui transtorno de ansiedade generalizada. IV- A depressão tornou-se ao longo dos últimos anos, um grande problema de saúde em todo mundo, incapacitando um número cada vez maior de pessoas adultas e idosas, excluindo-se as crianças, em razão da baixa percepção da realidade.
Estão corretas:
mostrar texto associado
Considere o seguinte cenário: um paciente dependente de cocaína apresenta-se deprimido na fase de sobriedade, sendo diagnosticado como portador de depressão psicofisiológica e lhe é recomendado por seu terapeuta a procurar um psiquiatra para que receba antidepressivos em doses controladas até que se sinta estável. Conhecendo o efeito estimulante da cocaína e os sintomas apresentados pelo paciente após a retirada da droga, podemos afirmar que o diagnóstico recebido pelo paciente e as condutas medicamentosas orientadas foram corretas.
Sobre o transtorno bipolar é correto afirmar que:

I. O transtorno bipolar recebe esse nome porque ele inclui os dois extremos, ou polos, dos transtornos do humor, depressão e mania. O transtorno bipolar afeta igualmente homens e mulheres, começa normalmente na adolescência, na faixa dos 20 ou dos 30 anos.
II. No Transtorno bipolar II a pessoa já apresentou episódios depressivos graves, no mínimo um episódio maníaco mais leve (hipomaníaco), mas nenhum episódio maníaco completo.
III. A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida. Acredita-se que a hereditariedade não está ligada ao desenvolvimento do transtorno bipolar. Além disso, determinadas substâncias produzidas pelo corpo, como os neurotransmissores noradrenalina ou serotonina, podem não estar reguladas normalmente.
IV. No transtorno bipolar, os episódios de sintomas se alternam com períodos virtualmente sem sintomas (remissões). Os episódios duram desde poucas semanas até três a seis meses.
V. A pessoa se sente exuberante, cheia de energia e eufórica ou irritada. Ela também pode se sentir com excesso de confiança, agir ou se vestir de maneira extravagante, dormir pouco e falar mais que o normal. Os pensamentos ficam acelerados. A pessoa se distrai com facilidade e muda constantemente de assunto ou objetivo para outro.

Estão CORRETAS: