Filtrar


Questões por página:

Os transtornos da eliminação envolvem a eliminação inapropriada de urina ou fezes e são habitualmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência. Esse grupo de transtornos inclui _________, a eliminação repetida de urina em locais inapropriados.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?

A psicopatologia da infância analisa as manifestações de transtornos mentais em crianças, considerando o impacto do desenvolvimento. Qual dos seguintes transtornos é tipicamente diagnosticado na infância?
Sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), analise as afirmativas a seguir.

I. Caracteriza-se por um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador e hostil em relação a figuras de autoridade, que persiste por pelo menos seis meses.
II. É mais frequentemente diagnosticado em adolescentes e tende a desaparecer espontaneamente na vida adulta sem necessidade de intervenção.
III. Crianças com tal transtorno frequentemente apresentam dificuldades significativas em ambientes sociais e educacionais, podendo desenvolver outros transtornos na vida adulta.
IV. Seu tratamento geralmente envolve apenas intervenções farmacológicas, sem necessidade de terapias comportamentais ou familiares.
Está correto o que se afirma apenas em
A partir do DSM-5, o autismo passa a ser chamado de Transtorno do Espectro Autista, classificado como um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social, e comportamentos restritos e repetitivos. O autismo é subdividido em:

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION,2014), o Transtorno do Espectro Autista TEA é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser definido da seguinte forma:


1. caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.


2. é um transtorno degenerativo, sendo comum que a aprendizagem e as compensações individuais diminuam ao longo da vida.


3. para o diagnóstico é necessário a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.


4. é um transtorno neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.


5. inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.