Filtrar


Questões por página:
Homem,32 anos de idade, procura psiquiatra por apresentar muitas dificuldades acadêmicas e laborais ao longo da vida por dificuldade de atenção, impulsividade e inquietação. O paciente, sem comorbidades, recebe diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. De acordo com o caso acima, assinale a alternativa correta.
Mulher,20 anos de idade, experimenta episódios em que cai com uma perda súbita de tônus muscular e depois dorme. Esses episódios tendem a ser provocados por fortes emoções. Qual sintoma descreve melhor o que essa mulher está sentindo?
Mulher,29 anos de idade, procura seu médico com a seguinte queixa principal: “Tenho epilepsia”. Afirma que nas últimas três semanas teve convulsões quase diárias. Descreve os episódios como queda seguida por tremor incontrolável dos braços e das pernas. Essas ocorrências duram cerca de 10 minutos. Durante esse período, ela não consegue se mover, mas nega perda de consciência e do controle sobre as funções urinárias e intestinais. Nunca sofreu lesões durante os episódios, mas, em consequência deles, não consegue manter seu emprego, o que a incomoda um pouco, pois foi promovida há um mês. Qual diagnóstico a seguir é o mais provável?
Leia o seguinte trecho:
“O Transtorno neurocognitivo de início insidioso e progressão gradual, caracterizado tipicamente por: desinibição comportamental, apatia, perda de simpatia ou empatia, comportamento perseverante, estereotipado ou obsessivo/ritualístico, hiperoralidade, declínio na cognição social e/ou nas capacidades executivas e na capacidade linguística de nomeação das palavras, mas com preservação relativa na memória, consiste na ______”.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A respeito do quadro de disforia puerperal (maternity blues), assinale a alternativa incorreta.