Filtrar


Questões por página:
A dependência é definida como um estado fisiológico de adaptação produzido pela administração repetida de determinadas substâncias, como álcool, heroína e benzodiazepínicos, quando são abruptamente interrompidas. Tais substâncias estão associadas à abstinência física, distinta das alterações que motivam a abstinência aguda e a abstinência protraída, na adição. Sobre a probabilidade de desenvolver dependência quando o indivíduo experimenta a substância, pelo menos uma vez, o maior risco é com o uso de:
No pronto-atendimento de um hospital geral, um rapaz de 32 anos recebeu o diagnóstico de Abstinência de Cafeína, devido ao quadro clínico e à anamnese realizada. Diante desse diagnóstico, é possível esperar, de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-5, que o rapaz NÃO apresenta

A respeito do sofrimento psíquico, da psicopatologia do trabalho e do estresse relacionado ao trabalho, julgue o seguinte item.


Ansiolíticos e antidepressivos devem ser evitados no tratamento de pacientes que apresentem transtornos relacionados ao abuso de álcool e sintomas de ansiedade e depressão, devido ao risco de substituição da dependência química do álcool pela dependência daqueles medicamentos.

A respeito do sofrimento psíquico, da psicopatologia do trabalho e do estresse relacionado ao trabalho, julgue o seguinte item.
Para caracterizar o uso patológico de bebidas alcoólicas relacionado ao trabalho, uma situação suficiente é o consumo coletivo decorrente de prática defensiva para garantir inclusão no grupo e viabilizar o próprio trabalho em decorrência dos efeitos farmacológicos próprios do álcool: calmante, euforizante, estimulante, relaxante, indutor do sono, anestésico e antisséptico.
mostrar texto associado
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica o achado em exame físico apresentado pelo paciente durante a referida intoxicação.