Filtrar


Questões por página:

Sobre a coleta de amostras para análises microbiológicas da água, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.


( ) As amostras devem ser conservadas à temperatura de 4ºC a 10ºC para evitar a proliferação de micro-organismos.

( ) O tempo máximo permitido entre a coleta da amostra e a análise é de 24 horas para águas pouco poluídas, e de 6 a 8 horas para água clorada.

( ) Em caso de coleta de água de torneira ou bombas, deve-se deixar correr as primeiras águas (2 a 3 minutos em torneiras e 5 minutos em bombas).


As afirmativas são, respectivamente,

Algumas substâncias químicas, denominadas poluentes emergentes, permanecem na água, mesmo após a sua passagem por estações de tratamento tradicionais. Um dos grupos de poluentes emergentes, os interferentes endócrinos, pode apresentar efeitos adversos à saúde de organismos intactos, seus descendentes ou subpopulações.

Faz parte desse grupo a classe de compostos de:

Em 2016, uma obra para evitar alagamentos foi motivo de protestos por parte de organizações não governamentais na cidade de Salvador, BA. Segundo reportagens feitas na época, o projeto previa a requalificação de canais e o revestimento de parte das margens, sendo que a canalização seria feita com concreto. Discordando do projeto, no entanto, especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que a canalização não seria a solução dos problemas, que estavam, em sua opinião, ligados à falta de infraestrutura de esgotamento sanitário e ao lixo. Durante o protesto, os manifestantes defenderam alternativas, como a construção, ao longo de alguns trechos do rio, de estruturas que em períodos de chuva forte pudessem receber o excesso de água, diminuindo o volume das enchentes.

Sobre esse tema, os reservatórios abertos, construídos para receberem a água durante e após as chuvas, mas que permanecem secos durante as estiagens, denominam-se:

No tratamento de água para abastecimento público, a coagulação pode se dar com a formação de pontes entre partículas coloidais, que se juntam, formando partículas maiores.

Esse processo resulta da adição de auxiliares de coagulação, como os:

O valor máximo permitido de cianotoxinas na água está no anexo da Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que estabelece a potabilidade da água.

Essas toxinas, que podem causar uma série de doenças, algumas graves, são liberadas na água por organismos: