Filtrar


Questões por página:
A figura a seguir ilustra um processo de tratamento de esgoto composto de um tanque de aeração que, através de decomposição aeróbica, gera flocos que se sedimentam em um decantador secundário.
Imagem associada para resolução da questão
Esse processo é denominado:
Uma estação de tratamento de esgoto possui em seu fluxograma, antes do lançamento no corpo d’água, uma sequência com os reatores: grade, desarenador, calha Parshall, decantador primário, reator de lodos ativados e decantador secundário. Com relação a essa estação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A estação como um todo trata as águas residuárias a nível terciário. ( ) Está instalado na estação um sistema de lodos ativados com aeração prolongada. ( ) O lodo já sai deste fluxo estabilizado, sem a necessidade de um digestor anaeróbio para o seu tratamento. As afirmativas são, respectivamente,

Uma grande Estação de Tratamento de Água (ETA) trata vazão igual a 43.200 m³/dia. Sabe-se que há necessidade de dosagem de cloro em concentração igual a 2,5mg/L, visando à inativação de patógenos.

Dados complementares:

■ Massa específica da solução = 1200 kg/m³

Volume = Msolução / psolução


O volume necessário para armazenar uma solução com 12% em peso como cloro ativo, considerando-se uma autonomia de vinte dias, é de

No que diz respeito a concepção de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, julgue o item.

As estações elevatórias de esgoto bruto devem ser dimensionadas com base na vazão média horária.
No que diz respeito a concepção de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários, julgue o item.

Na elaboração do projeto hidráulico-sanitário, devem ser propostos, no mínimo, três arranjos em planta das diferentes opções de processo definidas.