Filtrar


Questões por página:
O traumatismo cranioencefálico pode ser definido como qualquer lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo e nos seus vasos decorrentes de um trauma externo. Sobre este tipo de trauma, é INCORRETO afirmar que
A toracotomia urgente está indicada em casos de hemorragia inicial maciça em algumas situações; analise-as.
I. Hemorragia > 1.500 ml. II. Perda de sangue superior a 1.500 ml em menos de 24 horas. III. Perda de sangue superior a 1.500 ml em menos de 48 horas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
Em relação às lesões associadas ao trauma torácico, é correto afirmar que a situação que leva ao maior grau de letalidade trata-se de:
Segundo o IBGE, a principal causa de morte em jovens é o traumatismo externo, sendo também a terceira principal causa de morte na população brasileira em geral. Aproximadamente,3 a 10% dos indivíduos vítimas de trauma terão lesão no trato geniturinário, com mais acometimento do rim, seguido da bexiga, uretra e ureter, respectivamente. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao trauma renal.
Paciente de 30 anos, vítima de queda de escada, com trauma crânio encefálico e perda momentânea de consciência. Levado ao PS local está consciente, refere cefaleia. Exame neurológico normal, TC inicial sem alterações encefálicas e com fratura temporal direita. Permanece internado em observação e tem deterioração neurológica após 7 horas. Repetido TC e encaminhado para cirurgia emergencial.

O diagnóstico mais provável é