Filtrar


Questões por página:
Os traumas em dentes decíduos são incidentes frequentes durante a primeira infância, podendo resultar em danos funcionais e estéticos significativos. Além disso, esses eventos podem gerar um impacto emocional e psicológico considerável tanto na criança quanto nos pais. Qual das opções a seguir descreve corretamente uma lesão dentária que envolve tanto os tecidos duros do dente quanto a polpa, caracterizando-se por uma fratura que atinge a coroa e a raiz do dente?
Uma criança chega ao consultório após ter recebido um trauma de impacto maior no incisivo superior. Após análise clínica e radiográfica, chegou-se ao diagnóstico de subluxação. São sinais e sintomas clássicos da subluxação que proporcionaram esse diagnóstico.
Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão. São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas. Sem eles, alimentos sólidos não seriam ingeridos com eficiência. A dentição é dividida em decídua e permanente. Assinale a alternativa correta com relação ao número total de dentes de ambas as respectivas dentições.
Quanto às diferenças entre a dentição decídua e permanente, analise e julgue:

I- As coroas dos dentes decíduos são mais largas no sentido mésio-distal, em comparação com os comprimentos das coroas, do que as dos permanentes.

II- As raízes dos molares decíduos são relativamente mais longas e afiladas do que as dos molares permanentes.

III- Geralmente, os decíduos têm cor mais clara que os permanentes.

Julgadas as assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado

Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:


Traumatismos alveolodentários envolvem lesões tanto nos dentes quanto no osso alveolar de suporte, podendo ocorrer em situações como quedas, acidentes esportivos ou agressões físicas, e exigem tratamento imediato para evitar complicações como necrose pulpar ou perda dentária.