Questões de Concurso
Filtrar
104 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Através de observações vídeo-microscópicas, pode-se constatar que a célula é um sistema dinâmico. O seu interior apresenta um fluxo intenso de moléculas e de organelas. Sabe-se que muitos desses fluxos são direcionados e controlados, sob pena de comprometer o metabolismo celular. Dadas as afirmativas sobre endereçamento de proteínas e RNAs no interior da célula, I. Muitas proteínas mitocondriais apresentam um peptídeo-sinal em sua extremidade N-terminal. II. Em neurônios, ocorre fluxo de RNAs mensageiros para os terminais dendríticos. III. As proteínas da via secretora são completamente traduzidas em ribossomos livres, liberadas no citossol e transportadas para o retículo endoplasmático. IV. Precursores de RNAs mensageiros mal processados são ubiquitinados e transportados para o proteassomo, onde sofrem degradação. verifica-se que está(ão) correta(s)
Na Figura A temos uma micrografia eletrônica do pâncreas. Em destaque (no círculo indicado pelo número 4) vemos uma importante organela, a qual está ampliada na Figura B. Qual é essa organela e o que o desenvolvimento desta nos permite inferir quanto à atividade metabólica da célula?
Fonte: Universidade Federal de Viçosa https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-citoplasma-organelas/
Fonte: Universidade Federal de Viçosa https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-citoplasma-organelas/
Considere a figura a seguir, a qual mostra duas fases da divisão celular mitótica, representadas em A e B.
Com base na figura, é correto afirmar que
mostrar texto associado
Durante a gametogênese em humanos, células germinativas primordiais diploides se dividem por meiose, produzindo células haploides denominadas gametas, contendo um cromossomo de cada parte dos cromossomos homólogos encontrados na célula germinativa diploide.
mostrar texto associado
Os gametas são as células responsáveis pela transmissão da informação imunológica para células efetoras, de forma que diversos agentes patológicos sejam eliminados dos organismos hospedeiros, sendo esse um evento de ocorrência exclusiva em mamíferos.