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Avalie as afirmativas abaixo: I) A modelagem de comportamento visa descrever o comportamento e o estado dos atores externos quando interagem com o sistema executando suas funções. II) O estado de um objeto pode ser caracterizado por elementos passivos, que indicam o estado de seus atributos, e por elementos ativos, que indicam o seu estado atual do objeto no contexto do processamento que está sendo realizado. III) Um diagrama de estados para uma classe representa os estados que objetos da classe podem assumir e os eventos que determinam as mudanças entre estes estados. IV) Diagramas de sequência explicitam o fluxo de interações entre objetos de um sistema. V) Um padrão de análise semântica descreve um conjunto de elementos voltados para a análise semântica dos casos de uso de um sistema. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Modelagem de Requisitos de Software. I) Diagramas de Atividades UML complementam o caso de uso por meio de uma representação gráfica do fluxo da interação em um cenário específico. II) Em Modelos CRC as responsabilidades são os atributos e operações enquanto os colaboradores são os atores responsáveis pelas operações ou por fornecer as informações relativas aos atributos. III) Em UML quando uma relação é explicitamente uma indicação de uma relação cliente/ servidor pode-se usar uma dependência. IV) Uma operação de uma classe pode ser categorizada como: uma operação de manipulação de dados, uma operação de cálculo, uma operação que pesquisa o estado de um objeto ou uma operação que monitora um objeto. V) Objeto de dados é um conceito equivalente ao de classe na modelagem orientada objetos. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.
Avalie as afirmativas abaixo sobre a Modelagem de Requisitos de Software: I) Elementos orientados a fluxo mostram como o usuário interage com o sistema, apresentando sequências de atividades que ocorrem à medida que o software é utilizado. II) Elementos baseados em classes modelam os objetos que o sistema irá manipular, suas operações e seus relacionamentos. III) Os elementos comportamentais são representações de como eventos externos mudam o estado do sistema. IV) Os elementos baseados em cenários representam o sistema como uma transformação de informações, indicando como os objetos de dados são transformados pelas várias funções do sistema. V) Um caso de uso é um contrato de comportamento e este contrato define a maneira como um ator utiliza o sistema para alcançar uma meta. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é composta por vários diagramas, que têm por objetivo fornecer visões do sistema a ser modelado. “Existem dois diagramas que são associados diretamente à linguagem de programação, tendo como objetivo mostrar a organização do próprio código do projeto de software, escondendo detalhes de especificações através de seus artefatos de sistema e a dependência de seus relacionamentos.” Assinale-os.
A UML é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Através dos elementos gráficos definidos nesta linguagem pode-se construir diagramas que representam diversas perspectivas de um sistema. Os diagramas UML são divididos em dois tipos: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais.

Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?