Filtrar


Questões por página:
“Os fenômenos naturais sempre despertaram nosso interesse, afinal, muitos deles nos afetam diretamente. No alvorecer da civilização helênica, a observação contínua do céu, somada aos avanços da matemática, permitiram descrever fenômenos planetários a partir de representações geométricas. Hiparco (190- 120 a.C), por exemplo, calculou a distância Terra-Lua com base no tempo de duração de um eclipse lunar.”
(Ciência Hoje, Julho 2020, CH 367)
Com relação aos eclipses lunares, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O eclipse total lunar acontece quando a Terra fica exatamente entre o Sol e a Lua. ( ) No eclipse total da Lua, o satélite fica na região da penumbra. ( ) O eclipse lunar acontece sempre que há lua cheia.
As afirmativas são, respectivamente,

Atualmente, a explicação mais aceita para a origem do Universo é a teoria do Big Bang (Grande Explosão), onde ocorre a explosão de toda a matéria que estava concentrada em um único ponto com altíssima densidade. A partir deste momento, o Universo tende a se expandir, formando as galáxias e estrelas. O sistema onde encontra-se a Terra é chamado de Sistema Solar. Sobre o Sistema Solar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. São quatro os planetas terrestres (sólidos), Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e possuem este nome pois todos os compostos voláteis existentes em suas estruturas foram perdidos.

II. Os planetas terrestres são assim chamados pois são formados pelos materiais menos voláteis, como silicatos e metais.

III. Os planetas mais afastados do Sistema Solar são compostos basicamente de gases, que conseguiram se manter devido a baixa temperatura nestas regiões mais afastadas.

IV. Os planetas mais afastados (exteriores) são os maiores, são eles, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

V. A gravidade nos planetas gigantes é baixa, por isso mantém somente os gases em sua composição.

Estão corretas as afirmativas: