Filtrar


Questões por página:

Analise este mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sua legenda.

Imagem associada para resolução da questão

É INCORRETO afirmar que esse mapa:

O Brasil, hoje, possui uma taxa de população urbana maior que 80%, com valores semelhantes à de países desenvolvidos. O processo de urbanização brasileiro tornou-se mais significativo entre as décadas de 40 e 70, sendo resultado de dois grandes fatores.

É CORRETO afirmar que os grandes fatores responsáveis pela urbanização brasileira ao longo do século XX são:

A estrutura das maiores metrópoles brasileiras apresenta situações e problemas que revelam a complexidade dos grandes espaços urbanos.

As alternativas a seguir apresentam corretamente situações ou problemas relativos à organização interna das metrópoles brasileiras, à exceção de uma. Assinale-a.

Do ponto de vista do planejamento urbano, as cidades podem ser divididas, quanto à sua origem, em espontâneas ou planejadas. As cidades espontâneas são aquelas que nascem sem nenhum planejamento prévio, ou seja, as pessoas é que foram se instalando em lugares de passagens de tropeiros, igrejas, portos, entre outros, formando, então, as cidades, com suas casas, comércios e serviços. As cidades planejadas surgem de um plano previamente elaborado. Urbanistas planejam as partes da cidade que, depois de construídas, passam a exercer funções predeterminadas, como administrativa, militar, industrial e residencial, entre outras. Constitui uma cidade com origem espontânea:

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:


( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: