Filtrar


Questões por página:

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Estado de dimensões continentais, o Amazonas possui uma rede urbana formada por municípios de pequeno porte demográfico, apesar da grande concentração populacional na capital, Manaus, único município amazonense com mais de um milhão de habitantes.

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


Nas cidades, as denominadas áreas de risco constituem-se à revelia das políticas espaciais adotadas tanto pelos municípios quanto pelos empreendedores imobiliários, em um processo no qual a população ocupante torna-se a responsável pela constituição do risco e da vulnerabilidade.

Na periferia, a fábrica escurece o dia
Não vá se incomodar com a fauna urbana de São Paulo
Pardais, baratas, ratos na rota de São Paulo
E pra você criança muita diversão e “pauluição”
Tomar um banho no Tietê ou ver TV
                               [...]
Pra quebrar a rotina um fim de semana em São Paulo
Lavar o carro comer um churro é bom pra burro

                 (AYDAR et al, In: JUNQUEIRA; UMMUS, 2005, p.30).

A partir da análise dos versos e dos conhecimentos sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar:

O processo de urbanização que ocorreu no Brasil é decorrente da forte industrialização iniciada nas décadas de 1940 e 1950 e da brutal concentração de terras rurais com o desmantelamento da agricultura familiar, principalmente após a vigência do Estatuto da Terra e a proletarização do campo. (CHINAGLIA, 2010, p. C1).

O processo de urbanização ocorrido no Brasil, descrito no texto, está relacionado a diferentes fatos.

Quanto a esses fatos, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Valorização da agricultura familiar com mudanças introduzidas pelo Estatuto da Terra.

( ) Êxodo rural motivado pela estrutura fundiária originada no Brasil Colônia, com o estabelecimento do latifúndio monocultor.

( ) Novas oportunidades no mundo do trabalho, geradas pelo processo de industrialização.

( ) Favelização das cidades, com evidência cada vez maior das desigualdades sociais.

( ) Modernização das ferrovias, que se destacam, na atualidade, como elos de ligação campo — cidade.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A segregação residencial é um dos mais expressivos processos espaciais que geram a fragmentação do espaço urbano. As áreas sociais são a sua manifestação espacial, a forma resultante do processo. Forma e processo levam a ver a cidade como um “mosaico social”. A partir da segregação das áreas sociais, originam-se inúmeras atividades econômicas espacialmente diferenciadas, como centros comerciais e áreas industriais. O inverso também é verdadeiro: a partir da concentração de indústrias na cidade, podem se formar bairros operários. A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço.

R. L. Corrêa. Segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: A cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2013, p.40-60 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no fragmento de texto acima, julgue (C ou E) o item que se segue.

Na cidade conurbada, as áreas de consumo de bens e serviços não são as mesmas para todos, e o tempo de deslocamento até elas é razão de diferenciação, o que facilita a elaboração de uma representação de centralidade urbana que seja a base de construção de identidades e de memória urbana.