Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Analisando questões relacionadas à urbanização, à população e à industrialização brasileiras, julgue o próximo item.


Os problemas de abastecimento causados pela crise de 1929 provocaram, no Brasil, a adoção do modelo de “industrialização para substituição de importações”, especialmente de bens de consumo não duráveis.

mostrar texto associado
Analisando questões relacionadas à urbanização, à população e à industrialização brasileiras, julgue o próximo item.
Intensificada nas décadas de 1940/1950, a urbanização provocou acelerado crescimento vegetativo, na medida em que estimulou, nas décadas posteriores, o crescimento das taxas de natalidade e a redução das taxas de mortalidade.
O município de Rio Branco, capital do estado, é o que possui a população mais numerosa doAcre.Agrande maioria dos municípios não atinge a marca dos 30 mil habitantes. Entre os municípios a seguir, o único que, segundo o Censo do IBGE de 2010 e suas projeções para 2018, passaram da marca de 30 mil habitantes é:
O processo de urbanização brasileira apresenta em seu contexto grandes transformações nas relações cidade/campo, centrando a análise no movimento da reprodução da sociedade hoje, saída da história da industrialização, tornando-se necessário atualizar a relação cidade-campo, no mundo moderno.

São fatores que contribuíram para o processo de intensificação da urbanização brasileira, destacados no campo e na cidade, respectivamente
O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO