Filtrar


Questões por página:
O choque é um dos quadros clínicos mais complexos em emergências médicas e medicina intensiva, resultando em altos índices de letalidade devido à combinação entre diagnóstico tardio e terapêutica inadequada. Nesse sentido, a situação de emergência desencadeada através da grande perda de sangue e de líquidos é denominada de choque
O atendimento de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) é descrito na literatura como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), que compreende uma sequência de manobras e de procedimentos destinados a manter a circulação cerebral e cardíaca do paciente. A respeito do atendimento de uma parada cardiorrespiratória, dadas as afirmativas,
I. Os sinais clínicos considerados em uma PCR são: inconsciência, ausência de movimentos respiratórios, ausência de pulsos em grandes artérias (femorais e carótidas) ou ausência de sinais de circulação. II. Em uma PCR, um mnemônico pode ser usado para lembrar os passos do Suporte Básico de Vida (SBV) - “CABDE” - C: compressões torácicas (30 compressões) A: Abertura das vias aéreas; B: boa ventilação (2 ventilações) – um segundo cada; D: desfibrilação e E: avaliação neurológica. III. Nas manobras de RCP, as compressões torácicas de alta qualidade devem ser feitas com as mãos na metade inferior do esterno sem flexionar os cotovelos para permitir o retorno parcial do tórax após cada compressão; não devendo interromper as compressões por mais de 10 segundos.
IV. As compressões torácicas de alta qualidade devem ter uma frequência de 60 a 80 compressões por minuto, com profundidade de, no mínimo 5 cm (2 polegadas) e, no máximo,6 cm (2,4 polegadas). V. Ventilações devem ser feitas em uma proporção de 30 compressões para 2 ventilações (30/2), com apenas um segundo cada, ofertando a quantidade de ar suficiente para promover a elevação do tórax.
verifique se estão corretas



As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são um dos eventos adversos mais frequentes associados à assistência à saúde e um grave problema de saúde pública, pois aumentam a morbidade, a mortalidade e os custos a elas relacionados, além de afetar de forma negativa a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. Com base nessas informações, dadas as afirmativas,

I. A pneumonia relacionada à assistência à saúde é principalmente, de origem aspirativa. As são as secreções das vias aéreas superiores, seguida pela inoculação exógena de material contaminado ou pelo refluxo do trato gastrointestinal.

II. O principal objetivo da vigilância epidemiológica das IRAS é fornecer às instituições informações para o início contínuo das estratégias de prevenção e assistência.

III. O uso prolongado de ventilação mecânica com exposição potencial a dispositivos controlados e contato com mãos contaminadas ou colonizadas, principalmente de profissionais da área da saúde, representa um dos fatores de risco para pneumonia relacionados à assistência à saúde.

IV. A Infecção do Trato Urinário (ITU) é uma das causas prevalentes das IRAS, de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical.

verificar se estão corretos



Em relação à pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), é correto afirmar:
Em relação ao choque hipovolêmico, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I Quando 30% do volume circulante é perdido, os pacientes geralmente começam a apresentar os sinais iniciais do choque: bradicardia, hipotensão e ansiedade. II Perda sanguínea excedendo 40% do volume total circulante do corpo ameaça a vida de maneira imediata e se manifesta como um paciente mentalmente alterado, hipotenso e oligúrico. III Uma advertência importante sobre o choque é que a pressão sanguínea e a frequência cardíaca podem ser indicadores pouco confiáveis em pacientes que recebem betabloqueadores.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente: