Filtrar


Questões por página:
A excreção proteica na urina em gestantes é um forte indicador de distúrbios renais comumente associados a distúrbios metabólicos e/ou hipertensivos, como a pré-eclâmpsia. A medida quantitativa de proteinúria nas 24 horas faz-se através da análise por fotômetro de uma alíquota de urina com adição de:
Em relação à glicosúria, assinale a resposta correta:
Conforme as Normas da ABNT NBR 15 268 “Requisitos e recomendações para o exame de urina”, são utilizados para padronizar o exame de sedimento:
I. Centrifugação de 10-12 mL de urina durante 5 minutos. II. Tempo do processo de centrifugação de 15 minutos. III. Para preparar o frasco deve-se usar 0,002mL. IV. Critério de quantificação é observado em média 15 campos com 400x.
Quais estão corretas?

Julgue o item a seguir.


Para o processamento da amostra para a realização de sedimentoscopia urinária, a amostra deve ser centrifugada a uma força centrífuga (RCF) de 400 por 5 minutos, para que seja obtido o sedimento necessário com menor risco de dano aos elementos figurados condizentes com a clínica do paciente. Para evitar explosão do tubo, todas as amostras devem ser centrifugadas destampadas com a tampa da centrífuga devidamente fechada.

Julgue o item a seguir.


As concentrações de creatinoquinase (CK) sérica são utilizadas comumente para avaliação da taxa de filtração glomerular (TFG), mesmo que existam as limitações na prática clínica. Os ensaios para determinação da CK foram padronizados, relatórios de laboratório alterados e novas equações para a estimativa da TFG foram desenvolvidos, a fim de substituir a medida da filtração glomerular por meio da dosagem de creatinina na urina de 24 horas.