Filtrar


Questões por página:
O padrão-ouro para a distinção entre Injúria Renal Aguda (IRA) pré-renal secundária à depleção de volume e necrose tubular aguda (NTA) pós-isquêmica é a resposta à repleção de fluidos. Se for administrado fluido suficiente para reverter qualquer sinal de depleção de volume, como hipotensão, baixa concentração urinária de sódio e baixa fração de excreção de sódio, o retorno da creatinina sérica ao valor de base anterior dentro de ______ horas é considerado correção da doença pré-renal, enquanto a IRA persistente é considerada NTA. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Homem de 48 anos procura pronto atendimento com quadro de hematúria. O exame de urina mostra hematúria isolada, sem a presença de proteinúria, piócitos ou cilindros.
Duas causas que estão entre as mais comuns desse quadro são:
Paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar tratada há 20 anos procura médico com disúria e 4 uroculturas para bactérias negativas. Urina com leucocituria e pH ácido. O melhor exame para o diagnóstico do paciente é:
Analise as informações a seguir.

I. Cilindros céreos.

II. Cilindros granulosos.

III. Cilindros hialinos.

IV. Cristais de ácido úrico.

V. Cristais de urato de amônio.

1. ( ) Em seu interior apresentam granulações características, constituídas de albumina, células epiteliais e pigmentos de hemácias ou leucócitos desintegrados. São perfeitamente regulares, possuindo contornos bem definidos.

2. ( ) Sua presença é marcante em urinas concentradas e ácidas. Essas substâncias, quando em quantidade considerável na urina, podem conferir-lhe uma coloração avermelhada. Podem ocorrer em várias formas, formando rosetas ou em fusos. Sua importância clínica está relacionada com a tendência do paciente à formação de cálculos renais.

3. ( ) Caracterizam-se por possuírem contornos flutuantes e alto poder de refração. Possuem coloração amarelada, variando em forma e tamanho. Sempre aparecem em sedimentoscopia quando o indivíduo é portador de processos crônicos e, raramente, em inflamações agudas.

4. ( ) São esferoides e possuem uma coloração amarela opaca. Dissolvem-se pelo calor e são solúveis em ácido acético a 10%, com formação de coloração amarelada após a reação. Com a adição de hidróxido de sódio, há liberação de amônia.

5. ( ) São formações semitransparentes, incolores, de difícil observação ao microscópio. Geralmente possuem extremidades arredondadas e, ocasionalmente, podem apresentar células epiteliais ou granulações aderidas à sua superfície. Nas urinas ricas em pigmentos biliares, podem aparecer corados de amarelo.

A correta associação entre os elementos encontrados na sedimentoscopia urinária e suas descrições é:
Os exames de um paciente mostram no sangue: sódio = 140 mEq/L, glicose = 90 mg/dL e ureia = 30 mg/dL. A densidade urinária = 1.010.
As estimativas de osmolaridade urinária e plasmática são (em mOsm/kg), respectivamente,