Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Julgue (C ou E) o próximo item, a propósito das ideias e de aspectos morfossintáticos do texto de Francisco de Assis Barbosa.

As informações e a correção gramatical do texto seriam preservadas, caso a conjunção aditiva “E" (R.5 e 16) fosse grafada em minúscula; o ponto final que a antecede fosse substituído por vírgula; e, apenas na ocorrência da linha 5, essa conjunção fosse seguida de vírgula.
mostrar texto associado
Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Em “Meu Deus, o que fizeram do meu livro?” (l.1-2), a expressão “Meu Deus” tem função apelativa na estrutura oracional em que ocorre e, por estar subordinada a essa estrutura, não poderia ser seguida de ponto de exclamação em lugar da vírgula, ainda que se fizesse a alteração gráfica necessária no restante desse texto.
mostrar texto associado
Com relação aos aspectos morfossintáticos do texto, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Na linha 3, as vírgulas que isolam o termo “patética” foram empregadas para enfatizar o atributo de “exclamação”, mas a supressão dessa pontuação manteria a correção gramatical do trecho.
mostrar texto associado
Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

TEXTO III

Uma boa charge política não precisa de exegese, exatamente como uma boa piada dispensa explicação. Portanto as palavras do cartunista Laerte (painel do Leitor, 15/03) em defesa do colega João Montanaro, de 15 anos, só me convenceram de que a obra chocante talvez seja candidata a ser pendurada num museu qualquer ou numa galeria. Montanaro é menor de idade. Quem foi o maior de idade que o contratou para exercer uma função tão significativa no dia a dia de qualquer jornal que se preza e que respeita os seus leitores?

(Paula Mavienko-sikar, São Carlos, SP, in Painel do Leitor, 18/03/2011)

Sobre a composição do texto III, é INCORRETO afirmar que: