Questões de Concurso
Filtrar
33 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 7
Questões por página:
Relacione as categorias de análise de um serviço de disseminação seletiva de informações, listadas a seguir, às suas características.
1. Análise da Informação.
2. Abrangência dos Perfis.
3. Nível de Mediação.
4. Uso do Serviço.
5. Elaboração do Perfil do Usuário.
( ) Os perfis são gerados a partir dos interesses comuns de indivíduos num mesmo assunto.
( ) o serviço é oferecido ao usuário sem que ele tenha solicitado.
( ) O sistema se adapta ao usuário, pois ele tem liberdade e autonomia para expressar seus interesses e/ou necessidades.
( ) Ao disseminar a informação faz-se uma análise acrescida de comentários.
( ) A partir de uma interação prévia com os usuários potenciais, identificam-se suas necessidades de informação.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Relacione os principais métodos e técnicas para proceder aos estudos de usuários, listadas a seguir, às suas respectivas características.
1. Levantamento de opiniões.
2. Técnica do incidente crítico.
3. Pesquisa de survey.
4. Abordagem Sense-making.
( ) constitui instrumento para coletar amostras do comportamento humano, por meio de relatos fiéis e precisos de eventos ocorridos na vida real das pessoas.
( ) desenvolvido para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário, permitindo a cada pessoa representar sua própria realidade.
( ) os questionários são aplicados buscando respostas sob a forma de estatística, gerando margem de erro e intervalo de confiança com vistas a quantificar ideias e opiniões.
( ) busca determinar o grau de atendimento das necessidades dos usuários por meio da coleção do serviço de informação, para obter respostas as questões específicas.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
O processo de referência é composto por etapas e finalizado com a solução do problema pelo bibliotecário, mediante alcance da resposta demandada pelo usuário.
Nesses termos, se o usuário não considerar a resposta como uma solução, o processo de referência
Sobre o Serviço de Referência presencial, analise as afirmativas a seguir.
I. É o processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal.
II. É uma rede de cooperação global que se apoia nas tecnologias de comunicação, que permitem o acesso on-line a serviços de referência.
III. Inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação abstrato e altamente especializado.
Está correto o que se afirma em