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Questões por página:
Assinale a opção que apresenta o objetivo do serviço de referência presencial.

Relacione as categorias de análise de um serviço de disseminação seletiva de informações, listadas a seguir, às suas características.


1. Análise da Informação.

2. Abrangência dos Perfis.

3. Nível de Mediação.

4. Uso do Serviço.

5. Elaboração do Perfil do Usuário.


( ) Os perfis são gerados a partir dos interesses comuns de indivíduos num mesmo assunto.

( ) o serviço é oferecido ao usuário sem que ele tenha solicitado.

( ) O sistema se adapta ao usuário, pois ele tem liberdade e autonomia para expressar seus interesses e/ou necessidades.

( ) Ao disseminar a informação faz-se uma análise acrescida de comentários.

( ) A partir de uma interação prévia com os usuários potenciais, identificam-se suas necessidades de informação.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Relacione os principais métodos e técnicas para proceder aos estudos de usuários, listadas a seguir, às suas respectivas características.


1. Levantamento de opiniões.

2. Técnica do incidente crítico.

3. Pesquisa de survey.

4. Abordagem Sense-making.


( ) constitui instrumento para coletar amostras do comportamento humano, por meio de relatos fiéis e precisos de eventos ocorridos na vida real das pessoas.

( ) desenvolvido para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário, permitindo a cada pessoa representar sua própria realidade.

( ) os questionários são aplicados buscando respostas sob a forma de estatística, gerando margem de erro e intervalo de confiança com vistas a quantificar ideias e opiniões.

( ) busca determinar o grau de atendimento das necessidades dos usuários por meio da coleção do serviço de informação, para obter respostas as questões específicas.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

O processo de referência é composto por etapas e finalizado com a solução do problema pelo bibliotecário, mediante alcance da resposta demandada pelo usuário.


Nesses termos, se o usuário não considerar a resposta como uma solução, o processo de referência

Sobre o Serviço de Referência presencial, analise as afirmativas a seguir.


I. É o processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal.

II. É uma rede de cooperação global que se apoia nas tecnologias de comunicação, que permitem o acesso on-line a serviços de referência.

III. Inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação abstrato e altamente especializado.


Está correto o que se afirma em