Filtrar


Questões por página:

A respeito de bioequivalência e biodisponibilidade, analise os itens abaixo.

I. A bioequivalência consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, porém com composição quantitativa diferenciada de princípios ativos e sem comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

II. A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

É correto o que se afirma em

Alguns itens de produtos farmacêuticos devem ser verificados no ato do seu recebimento no estabelecimento de saúde. O que deve ser avaliado com relação ao item validade no ato de recebimento de um produto farmacêutico? Assinale CORRETAMENTE.
A conservação dos medicamentos em condições adequadas e estabelecidas pelo fabricante e dentro dos padrões sanitários é essencial para assegurar a eficácia e a segurança. Apesar dos extremos climáticos observados em nosso país, o termo temperatura ambiente descrito na farmacopeia brasileira compreende a faixa, em graus Celsius, entre:
Um paciente chega a uma farmácia para comprar os medicamentos prescritos pelo médico. Em conversa com o atendente, relata estar sentido dor de garganta, na qual se observam placas esbranquiçadas, ter tido febre durante a noite, estar com o nariz escorrendo bastante e tosse. O paciente ainda relata não ter nenhuma outra doença que requeira medicamentos.
Em relação aos medicamentos adequadamente prescritos para esse paciente, é CORRETO o que se afirma em:
Para o ensaio de dissolução do medicamento Claritromicina 500 mg comprimidos, estão descritas na Farmacopeia Brasileira 6 Ed as seguintes condições:
Meio de dissolução: Tampão Acetado de Sódio 0,1M pH 5,0 – 900 mL
Aparelhagem: pás 50 rpm
Tempo: 30 minutos
Procedimento: Após o teste, retirar alíquota do meio de dissolução, filtrar e diluir em fase móvel, de modo a se obter concentração de, aproximadamente,0,022% (p/v). Prosseguir conforme descrito em doseamento, utilizando uma solução de padrão de claritromicina (SQR) em fase móvel na concentração 0,02% (p/v).
O procedimento para a diluição da amostra alcançar a concentração indicada é descrito CORRETAMENTE em