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O sistema de transmissão ilustrado na figura acima é constituído de um motor elétrico, dois eixos flexíveis e três engrenagens rígidas. O sistema é utilizado para acionar uma carga, representada pelo torque T(t), atuante na engrenagem (3). As equações diferenciais que permitem o estudo das vibrações torcionais desse sistema devem ser escritas segundo o(s) grau(s) de liberdade

Um sistema mecânico em vibração é modelado como sistema linear de dois graus de liberdade, um de translação e outro de rotação. Sendo desprezíveis os eventuais efeitos dissipativos ocorrentes no sistema, suas duas frequências naturais
Para minimizar as vibrações de um motor, em decorrência do desbalanceamento de seus componentes, um engenheiro projetou uma base elástica de rigidez K constante e amortecimento desprezível. Se a massa do motor é M, e a força desbalanceadora periódica tem amplitude F0 ,considerando o sistema como sendo de um grau de liberdade, a amplitude dos deslocamentos vibratórios do motor é
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O referido sistema é superamortecido.

O sistema da figura abaixo representa uma máquina de massa total M, com uma parte girante, de massa m e excentricidade e. A massa girante gira com velocidade angular p. De modo que surge uma força centrífuga F = mep2. A coordenada x varia com o tempo e localiza a parte não girante da máquina. A máquina é suportada por uma suspensão de constante elástica k e constante de amortecimento c. A equação diferencial do movimento é  . O bloco não girante tem um movimento harmônico persistente expresso por x(t) = X cos(pt − Ψ), onde t é o tempo, X é a amplitude da vibração e Ψ é a diferença de fase.

Sobre esse sistema considere:

I. A frequência angular natural do sistema, ω, depende da velocidade angular p.
II. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é igual à frequência angular natural ω, há ressonância.
III. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é maior que a frequência angular natural ω, a diferença de fase é igual a π rad (180°).
IV. A frequência angular natural do sistema, ω, depende do coeficiente de amortecimento c.

Está correto o que consta em