Questões de Concurso
Filtrar
28 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 6
Questões por página:
O sistema da figura abaixo representa uma máquina de massa total M, com uma parte girante, de massa m e excentricidade e. A massa girante gira com velocidade angular p. De modo que surge uma força centrífuga F = mep2. A coordenada x varia com o tempo e localiza a parte não girante da máquina. A máquina é suportada por uma suspensão de constante elástica k e constante de amortecimento c. A equação diferencial do movimento é . O bloco não girante tem um movimento harmônico persistente expresso por x(t) = X cos(pt − Ψ), onde t é o tempo, X é a amplitude da vibração e Ψ é a diferença de fase.
Sobre esse sistema considere:
I. A frequência angular natural do sistema, ω, depende da velocidade angular p.
II. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é igual à frequência angular natural ω, há ressonância.
III. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é maior que a frequência angular natural ω, a diferença de fase é igual a π rad (180°).
IV. A frequência angular natural do sistema, ω, depende do coeficiente de amortecimento c.
Está correto o que consta em
Uma tora de madeira em formato cilíndrico com densidade relativa s, altura h e diâmetro de base d caiu numa piscina com água, conforme abaixo representado:
Pode-se observar que a tora fica oscilando verticalmente na água segundo uma cota x. Desprezando-se o efeito da viscosidade da água e, sabendo-se que a equação do movimento, segundo a Física, pode ser representado por: Força = massa * aceleração → , onde m é a massa da tora e k a constante elástica do efeito mola, é correto afirmar que a frequência de oscilação (ω0) da tora, em função de g, h e s é:
No acompanhamento e monitoração de uma máquina, foram registradas vibrações, com grande número de picos harmônicos e elevado ruído de fundo.
O espectro de frequência apresentado, indica a existência de
Cinco molas, com rigidez igual a 15 kN/m cada, estão dispostas paralelamente em um suporte de apoio de um motor com peso total de 300 N. A frequência natural do motor é dada por sendo k, a constante total das molas, e m, a massa do motor. Adotando-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a velocidade crítica do motor, dada em rpm, será de, aproximadamente,