Filtrar


Questões por página:

O sistema da figura abaixo representa uma máquina de massa total M, com uma parte girante, de massa m e excentricidade e. A massa girante gira com velocidade angular p. De modo que surge uma força centrífuga F = mep2. A coordenada x varia com o tempo e localiza a parte não girante da máquina. A máquina é suportada por uma suspensão de constante elástica k e constante de amortecimento c. A equação diferencial do movimento é  . O bloco não girante tem um movimento harmônico persistente expresso por x(t) = X cos(pt − Ψ), onde t é o tempo, X é a amplitude da vibração e Ψ é a diferença de fase.

Sobre esse sistema considere:

I. A frequência angular natural do sistema, ω, depende da velocidade angular p.
II. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é igual à frequência angular natural ω, há ressonância.
III. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é maior que a frequência angular natural ω, a diferença de fase é igual a π rad (180°).
IV. A frequência angular natural do sistema, ω, depende do coeficiente de amortecimento c.

Está correto o que consta em

Uma tora de madeira em formato cilíndrico com densidade relativa s, altura h e diâmetro de base d caiu numa piscina com água, conforme abaixo representado:



Pode-se observar que a tora fica oscilando verticalmente na água segundo uma cota x. Desprezando-se o efeito da viscosidade da água e, sabendo-se que a equação do movimento, segundo a Física, pode ser representado por: Força = massa * aceleração → , onde m é a massa da tora e k a constante elástica do efeito mola, é correto afirmar que a frequência de oscilação (ω0) da tora, em função de g, h e s é:

XWZ, o proprietário de uma tradicional e lucrativa estamparia, tem um contrato exclusivo de fornecimento com estatais do ramo de petróleo e gás que impede a transferência de serviços para terceiros. Na ausência de fornecimento dentro do prazo estipulado para entrega, sua empresa arcará com pesadas multas contratuais que inviabilizará a continuidade da empresa. A empresa acaba de receber a visita de um agente da CETESB para avaliar o nível de ruído que as prensas provocam na vizinhança. A avaliação do agente constatou que, além do ruído excessivo, existe outro problema mais grave que é o da propagação da vibração das batidas das prensas, que se propagam pelo solo. Esta propagação tem provocado trincas e fissuras nas moradias adjacentes à empresa. O agente da CETESB concedeu-lhe, por meio de um laudo, o período de 30 dias para apresentar uma proposta, pois verificou que as prensas estão simplesmente fixadas, por meio de prisioneiros, ao solo contínuo de concreto. Nesta situação, XWZ deve decidir

No acompanhamento e monitoração de uma máquina, foram registradas vibrações, com grande número de picos harmônicos e elevado ruído de fundo.



O espectro de frequência apresentado, indica a existência de

Cinco molas, com rigidez igual a 15 kN/m cada, estão dispostas paralelamente em um suporte de apoio de um motor com peso total de 300 N. A frequência natural do motor é dada por  sendo k, a constante total das molas, e m, a massa do motor. Adotando-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a velocidade crítica do motor, dada em rpm, será de, aproximadamente,