Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Analise as explicações a seguir com relação a alguns recursos linguísticos presentes no texto e assinale (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Em: “No duro mesmo só existiriam dois tipos de cegos: o de nascença e o que ficou cego em vida.”, o item “o” se classifica como pronome demonstrativo.
( ) Em: “Não pense que estou me referindo àquele tipo de camarada que se encaixa perfeitamente no dito "o pior cego é o que não quer ver", porque este é cego por metáfora, enquanto que o terceiro tipo de cego, isto é, o cego por necessidade, é considerado por todos como cego no duro, [...]”, os conectivos “porque” e “enquanto que” podem ser substituídos, sem prejuízo semântico, por “pois” e “mas”, respectivamente.
( ) Em: “Seu Júlio, que hoje é lavador de automóveis (e entre os automóveis que lava, lava o meu), já foi cego por necessidade”, a expressão “Seu Júlio”, que inicia o parágrafo, assume a função de vocativo na frase.
( ) Na resposta apresentada pelo personagem: “ – (Eu)Virei cego por necessidade”, o termo “cego” assume, na frase, a função de objeto direto e a unidade “por necessidade”, de adjunto adverbial de causa.

A sequência CORRETAse apresenta em:
Após a leitura do trecho abaixo transcrito, analise as explicações que se apresentam na sequência sobre alguns fatos gramaticais nele presentes e indique a alternativa em que há correspondência entre o fato gramatical e explicação proposta.

“ 'As pessoas podem não confiar nas urnas eletrônicas, como tantos não creem em Deus. O que não se admite é que se criem factoides falsos a dar robustez a uma farsa qualquer que atente contra a democracia', disse a VEJAum ministro do TSE” (Veja,11/08/21)
mostrar texto associado
Aposto e oração adjetiva são recursos de coesão textual muito presentes em matérias jornalísticas, devido à função que é comum a ambos – a de acrescentar uma informação que o autor julga necessária sobre um assunto ou pessoa de que está tratando. Podem ser usados para chamar a atenção para um dado relevante, contextualizar um fato ou apresentar informações mais precisas. Considerando esses aspectos, responda a questão a seguir.

Indique em qual dos trechos abaixo elencados a informação em destaque NÃO se classifica sintaticamente como aposto:
Questão Anulada
mostrar texto associado
Nas frases abaixo, os complementos verbais conferem sustentação a toda a argumentação da neta, quando conversa com sua avó, no texto.
• Não tinham responsabilidades • Andavam por aí cheias de celulites • Faziam doces • Visitavam as amigas
Do ponto de vista sintático, as expressões em destaque exercem, na ordem CORRETA, as seguintes funções:
mostrar texto associado
No subtítulo da matéria, o adjunto adverbial “Mesmo com o fim da pandemia” estabelece com o restante da frase o sentido de: