Filtrar
10 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Redação Oficial
Na redação oficial, observa-se o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. Não se utiliza abreviatura ao referenciar a seguinte autoridade:
Concurso:
CEFET-RJ
Disciplina:
Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a mensagem é o instrumento de comunicação oficial enviada pelo Chefe doPoderExecutivo aoPoder Legislativo, para informar sobre fato da Administração Pública. Quanto a sua forma e sua estrutura, a mensagem deve conter:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Vila Valério
Disciplina:
Redação Oficial
Qual é a forma de tratamento adequada para se referir a um presidente de empresa em uma carta formal?
Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Redação Oficial
Sobre o uso do pronome de tratamento em correspondência oficial de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Maricá - RJ
Disciplina:
Redação Oficial
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. Por sua vez, associado ao pronome tem-se um vocativo, que é uma figura linguística usada para convocação ou observação do interlocutor no discurso direto, anunciando-se através do apelativo ou de uma flexão casual. A forma de tratamento e o vocativo aplicado para Juízes e Desembargadores são, respectivamente: