Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

Nas correspondências cujos destinatários sejam o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e um Ministro de Estado, adotam-se respectivamente os seguintes vocativos:
mostrar texto associado
A lacuna que antecede o texto do expediente deve ser ocupada por um vocativo. Considerando-se que o destinatário é um “Chefe de Gabinete”, a forma que deve ser empregada é:
Na redação oficial, observa-se o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. Não se utiliza abreviatura ao referenciar a seguinte autoridade:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a mensagem é o instrumento de comunicação oficial enviada pelo Chefe doPoderExecutivo aoPoder Legislativo, para informar sobre fato da Administração Pública. Quanto a sua forma e sua estrutura, a mensagem deve conter:
Qual é a forma de tratamento adequada para se referir a um presidente de empresa em uma carta formal?