Filtrar


Questões por página:
A desarmonia entre a respiração, fonação e articulação gera a incoordenação pneumofonoarticulatória, que pode ser encontrada nos seguintes graus:

Sobre as alterações vocais, associe as colunas abaixo:




I. Pólipos


II. Nódulos


III. Granulomas


IV. Papilomatose




( ) São crescimentos verrucosos não cancerosos, causados por certos papilomavírus humanos (HPVs), em que rouquidão ou um grito fraco são sinais precoces, mas os crescimentos, às vezes, bloqueiam as vias respiratórias e interferem na respiração.


( ) Resultam de lesões das cordas vocais devido a refluxo gastroesofágico (DRGE) não controlado ou de danos causados durante uma intubação endotraqueal (inserção de um tubo de plástico para respiração pela boca até a traqueia).


( ) São resultantes de uma lesão aguda e ocorrem habitualmente apenas em uma das cordas vocais.


( ) Ocorrem nas duas cordas vocais e resultam principalmente do trauma crônico das cordas vocais pelo hábito vocal inadequado.




A associação CORRETA está indicada na alternativa

“Consiste na emissão do som mais grave possível. Durante a execução da técnica, percebe-se pulsos de vibração glótica. O som deve ser grave e crepitante. A técnica permite desativar o ajuste motor habitual inadequado e consolidar uma adaptação miofuncional mais saudável, por meio da melhor coaptação glótica e aumento da amplitude de vibração da mucosa. A técnica também proporciona decréscimo da frequência fundamental”.

A Técnica vocal do texto em destaque é:
A pessoa acometida pelo AVC necessitará do acompanhamento de diversos profissionais da área da saúde, entre eles o fonoaudiólogo, que é o terapeuta responsável pela reabilitação da simetria facial, da fala, da voz, da linguagem e da deglutição, funções estas que podem sofrer comprometimento após um evento isquêmico ou hemorrágico.

Sobre a disfagia, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
São distúrbios da voz causados por alterações anatômicas da glote e podem existir desde o nascimento ou surgir durante a vida, por motivos de personalidade (ansiedade, agressividade, perfeccionismo) ou de comportamento vocal inadequado (uso excessivo e abusivo da voz).
É nesse tipo que ocorre o surgimento de pólipos ou nódulos. Esse distúrbio da voz recebe o nome de: Assinale a alternativa CORRETA: