Filtrar


Questões por página:
As ideias produzidas no âmbito da teoria histórico-cultural, derivadas da apropriação dos estudos de Vygotsky, Leontiev, Luria e colaboradores, trouxe importante contribuição para o repensar das práticas de ensino da língua portuguesa, permitindo valorizar as estratégias discursivas de natureza interativa, o intercâmbio de ideias, a escola, os colegas e os professores como fontes privilegiadas para a aprendizagem. A ênfase que era colocada nos exercícios de prontidão e na reprodução de modelos foi deslocada para a:
A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:

Leia o Texto I.


TEXTO I


A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Assim, ela desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), a escola for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, isto é, de incidir na zona de desenvolvimento proximal dos educandos. Em outras palavras, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados. Isto quer dizer que ela não deve se restringir à transmissão de conteúdos, mas, principalmente, ensinar o aluno a pensar, ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado, de modo que ele possa praticá-las autonomamente ao longo de sua vida, além de sua permanência na escola. Essa é a tarefa principal da escola contemporânea frente às exigências das sociedades modernas (Rego,2014, p.108).


Fonte: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes,2014.



O TEXTO I trata do papel da escola na construção do conhecimento. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que as colocações de Rego (2014) são baseadas nos pressupostos da/das:


No livro A formação social da mente, Vygotsky defende:

“O processo de desenvolvimento prepara e torna possível um processo específico de aprendizagem. O processo de aprendizado, então, estimula e empurra para a frente o processo de desenvolvimento. [...] O mais importante aspecto novo desta teoria é o amplo papel que ela atribui ao aprendizado no desenvolvimento da criança”. (Vygotsky,1991)

Com base nessa citação, considerando-se especificamente a apropriação da escrita alfabética, é correto compreender
Na perspectiva vigotskiana, o aprendizado deve ser combinado de alguma maneira com o nível de desenvolvimento da criança, gerando a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), caracterizada como a distância entre