Filtrar


Questões por página:
Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?
Vygotsky afirma que a conduta coletiva e a experiência subjetiva são entrelaçadas pelas funções psicológicas superiores da criança. Essas funções se alteram, porém, ao longo do tempo, conforme:
Suas pesquisas abordam questões concernentes ao funcionamento cognitivo: a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana; o papel dos instrumentos e símbolos culturalmente desenvolvidos e internalizados pelo indivíduo, no processo de mediação entre sujeito e objeto do conhecimento; as relações entre pensamento e linguagem; a importância dos processos de ensino-aprendizagem na promoção do desenvolvimento e os processos metacognitivos. Trata-se de:
Miguel, supervisor de ensino em um município paulista, assessorou a equipe técnica de uma das escolas sob sua supervisão na organização de estudos, nos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), sobre a teoria psicogenética de Jean Piaget. Logo no primeiro encontro, os docentes indagaram sobre a suposta oposição entre as concepções de Piaget e de Vygotsky a respeito do desenvolvimento humano e da aprendizagem, no que foram esclarecidos, com base em Castorina (2005), que essa oposição é um equívoco que se deve a leituras superficiais das pesquisas de ambos. Outro esclarecimento inicial, com apoio em La Taille (in La Taille, Oliveira e Dantas,1992), foi o de que Piaget afirma, na obra Études Sociologiques, ser o desenvolvimento intelectual, desde o nascimento, obra simultânea
Onrubia (in: Coll,1999), fundamentado na pesquisa de Vygotski, afirma que ensinar é