Questões de Concurso
Filtrar
108 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 22
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Entre os objetos de estudo de Vygotsky, encontram-se as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Com o intuito de esclarecer o pensamento desse pesquisador, Oliveira (In: La Taille; Oliveira e Dantas,1992) explicita que “A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. A importância da intervenção deliberada de um indivíduo sobre outros como forma de promover desenvolvimento articula-se com um postulado básico de Vygotsky (...).”
O postulado ao qual Oliveira se refere é aquele que afirma ser a aprendizagem
O postulado ao qual Oliveira se refere é aquele que afirma ser a aprendizagem
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky é uma importante referência do campo da psicologia do desenvolvimento para a Educação, inclusive por tematizar os processos de internalização de formas culturais pelo indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a passagem que envolve relações interpessoais densas, mediadas simbolicamente, e não trocas mecânicas limitadas ao intelectual, de acordo com Oliveira (in LA TAILLE, OLIVEIRA, DANTAS,1992).
Disciplina:
Pedagogia
As concepções de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento humano versam, em especial, sobre quais aspectos?
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”: