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Analise as assertivas a seguir de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva sobre os alunos atendidos pela educação especial e assinale aquela que apresenta exemplo de transtorno funcional.
______________ é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. O texto se refere à:
A influência de John Dewey alcançou o Brasil no momento de um renovado interesse na educação popular (décadas de 1920 a 1930). A eclosão desse interesse pela educação do Povo deu-se nos fins do século XIX (1870-90). Analise as assertivas a seguir sobre a influência de John Dewey no Brasil, de acordo com Ana Mae Barbosa no seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil.

I- A influência de Dewey foi recebida corretamente desde o início. Nereu Sampaio interpretou a apreciação naturalística recomendada por Dewey em A escola e a sociedade como um esforço para produzir uma representação realística.
II- Em ambos os períodos, a ideia dominante era limitar o ensino de arte somente à classe social mais abastada: arte estudada como preparação para o gerenciamento dos negócios ou como instrumento apreciador crítico da cultura.
III- Os educadores perderam de vista seus objetivos e permaneceram apegados a estratégias e modelos inaplicáveis. O mesmo aconteceu com os métodos que os Democratas de 1930 foram buscar em John Dewey.
IV- Os liberais do fim do século argumentavam que a educação popular deveria começar pela aprendizagem do desenho geométrico, cujo conteúdo (frisas decorativas, rosáceas, meandros etc.) deveria seguir os desígnios da moda arquitetônica.

Está(ão) CORRETO(S):
Uma síntese dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico e que não devem ser esquecidos ao longo dos estudos escolares são apresentados por Ferraz e Fusari. Assinale a alternativa que apresenta a definição de público/ouvintes/espectadores:
Duarte Júnior apresenta a primeira função cognitiva, ou pedagógica da arte como sendo a de apresentar-nos eventos pertinentes à esfera dos sentimentos que não são acessíveis ao pensamento discursivo. Através da arte somos levados a conhecer nossas experiências vividas, que escapam à linearidade da linguagem. Ele também nos aponta a agilização da imaginação, a sua liberação da prisão que o pensamento rotineiro, de certa forma, lhe impõe, como segundo fator pedagógico da arte.

Assinale a assertiva que, de acordo com Duarte Júnior, apresenta o terceiro fator educativo da arte.