Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que não apresenta um argumento contra o determinismo .
A respeito do determinismo moral podemos dividir os filósofos em três grandes campos. Os primeiros que defendem que não temos liberdade, mas nossos comportamentos são determinados por forças externas, os segundos que, ao contrário, consideram que por mais que sejamos manipulados ou obrigados a praticar determinados comportamentos, e, finalmente os terceiros que adotam uma atitude de um “determinismo brando”. Uma atitude desses filósofos “brandos” é conceber uma ação “livre”, que normalmente é experenciada como sendo precedido por um ato de vontade ou escolha; e uma ação que não é feita livremente, a qual é precedida por outros eventos ou escolhas. De qualquer forma, afirma Hume, não faz sentido perguntar sobre a causa das escolhas, porque:
De acordo com os filósofos que propõem o princípio do determinismo (por exemplo Holbach) de nossas ações, pensamos de forma ilusória que somos livres, embora na verdade não o sejamos. Por quê?
Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Segundo Platão, as Formas são _________, enquanto os objetos da sensação são __________.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Para Kant é por meio da relação entre a razão e as experiências que se desenvolve o conhecimento. Ou seja, as experiências (sensações e percepções) fornecem a matéria-prima do conhecimento e a razão opera de modo a organizar e categorizar as suas estruturas. De acordo com Kant, os problemas da metafísica não são meramente ociosos ou prescindíveis senão que são problemas necessários produzidos pelo próprio funcionamento da razão. Nesse sentido, eles devem poder ser determinados como possíveis de serem resolvidos ou não. O conhecimento da metafísica é possível com o uso dos juízos ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.