Filtrar


Questões por página:
Alguns quadros clínicos relatados por cirurgiões-dentistas podem ser incluídos entre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho − DORT e colocam esses profissionais de odontologia entre os primeiros lugares em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente, respondendo por cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão.
 
(SANTOS FILHO, S. B., BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil: contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):181-193. 2001)
 
Considere as afirmativas a seguir:
 
I. Os cirurgiões-dentistas que trabalham em posições consideradas mais adequadas para o tratamento do paciente (12 e 15 horas, ou seja, atrás e ao lado do paciente) têm menores queixas de dor no pescoço.
II. Os dentistas que usam ambas as visões, direta e indireta, queixam-se menos de dor no pescoço do que aqueles que utilizam apenas a visão direta.
III. O trabalho em posição sentada é confortável, independente da organização do processo de trabalho, como jornadas, tempos e ritmos.
IV. Algumas exigências do processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas são apontadas como fatores de estresse, o que mostra associação com problemas musculoesqueléticos.
V. A presença de compressor dentro do consultório é associada a queixas de dor por desencadear desequilíbrio fisiológico, gerando irritabilidade, estresse e tensões musculares.

Está correto o que se afirma APENAS em 
mostrar texto associado
Nos casos iniciais em que há clara identificação da sede anatômica e diagnóstico de uma entidade nosológica específica, o uso de anti-inflamatórios, a colocação de gelo no local da lesão e o afastamento das atividades laborais e extralaborais que provoquem movimentação e posturas dos membros superiores que os sobrecarreguem são exemplos de medidas terapêuticas a serem adotadas.
mostrar texto associado
As exigências cognitivas envolvidas no trabalho, por causarem aumento da tensão muscular ou reação mais generalizada de estresse, são consideradas fatores de risco para LER/DORT.
mostrar texto associado
São exemplos de manifestações clínicas associadas a LER/DORT: dor espontânea ou associada à movimentação passiva, ativa ou contrarresistência; sensação de fraqueza; cansaço; diminuição, perda ou aumento de sensibilidade; e dificuldade para o uso dos membros, especialmente as mãos.
Em relação à aplicação do PPRA e das medidas de higiene industrial, é correto afirmar que