Filtrar


Questões por página:
No contexto dos Bancos de Dados, a SQL representa uma linguagem declarativa, padrão para manipulação dos dados em BD, na qual os usuários executam o que pretendem, sem dizer exatamente de que forma o computador terá que operar para obter os resultados solicitados. A SQL é constituída por três sub-linguagens, a DDL – Data Definition Language, a DML – Data Manipulation Language, a DCL – Data Control Language e a DQL – Data Query Language. Três comandos SQL, pertencentes às DDL, DML e DQL são, respectivamente:
Um administrador de banco de dados está implantando, em um servidor, um banco de dados que consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligações, organizando os registros como coleção de árvores. Esse tipo de banco de dados é conhecido como:
No que se refere aos bancos de dados (BD), os modelos são descrições que estarão armazenadas no BD, podendo informar quais dados são armazenados para cada produto, como código, preço e nomenclatura. Para construir um modelo, usa-se uma linguagem de modelagem de dados, havendo diversas que oferecem a possibilidade de descrever os modelos em diferentes níveis de abstração e com objetivos distintos. Um dos modelos é utilizado no momento inicial de criação do banco de dados, sendo a fase em que se busca representar o mundo real por meio de uma visão simplificada dos dados e dos relacionamentos. Nesse modelo, são determinadas quais informações serão armazenadas no banco, sem se preocupar com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) que será utilizado. Ele representa um nível em que é possível descrever os tipos de dados requeridos, os relacionamentos entre si e as regras de consistência.
Esse modelo é conhecido como:
A SQL é uma linguagem de programação voltada para a manipulação de dados em SGBD (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados). A sigla SQL significa
Considerando-se os sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais, associe as colunas abaixo. I) Análise léxica II) BNF III) JIT IV) Análise sintática V) Token VI) Lexema ( ) Identifica uma categoria de unidades sintáticas. ( ) Atesta a validade, ou não, de construções de comandos, sequências de controle, expressões. ( ) Agrupamento de caracteres que forma uma unidade sintática. ( ) Traduz código intermediário para código de máquina. ( ) Valida unidades lógicas tais como operadores, identificadores, valores, constantes. ( ) Gramática livre de contexto. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.